Pescadores querem aumento das capturas de sardinha até novembro

A única associação nacional representativa do setor da pesca da sardinha defendeu hoje o aumento dos limites diários de capturas e o seu prolongamento até novembro, após a abertura do Governo para aumentar a quota daquele recurso.

Pescadores querem aumento das capturas de sardinha até novembro

“Solicitamos o aumento de 20 a 30% dos limites diários de captura [de sardinha], já a partir da próxima semana, nesta altura de grande procura, e o alargamento da atividade até ao final de novembro, porque é importante do ponto de vista económico e social”, afirma Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca (ANOP) do Cerco. Segundo o dirigente, “há esse compromisso da parte do Governo”.

A organização recebeu hoje “com satisfação” a abertura do Governo para aumentar até 30 mil toneladas já este ano as capturas da sardinha, na sequência do parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês), também hoje conhecido. “Para nós, é uma constatação já com dois anos e, finalmente, vemos reconhecida a verdadeira situação do recurso no mar”, sublinhou.

Com o aumento das possibilidades de pesca, o setor pretende também “reaver os canais de abastecimento da indústria portuguesa” para escoar o pescado, “com rendimentos aceitáveis”, num ano em que não há festejos dos Santos Populares por causa da pandemia de covid-19. Ainda assim, o dirigente está “convencido de que os portugueses vão consumir sardinha em casa e nos restaurantes”.

Apesar do aumento prometido das possibilidades da pesca da sardinha, os pescadores “não querem comprometer de maneira nenhuma a sua recuperação”, recordando que as medidas implementadas pelo setor desde há vários anos no âmbito do plano de gestão até 2022 “tiveram efeito ou ajudaram à recuperação”. A captura de sardinha em Portugal poderá aumentar para até 30.000 toneladas já este ano, anunciou o ministro do Mar, após o parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

“Estamos em condições de aumentar de 10 mil toneladas para perto das 30 mil toneladas em Portugal. As opções vão ainda ser acordadas com Espanha, uma vez que o manancial é comum”, anunciou, em conferência de imprensa, Ricardo Serrão Santos. As capturas de sardinha em Portugal e Espanha não devem ultrapassar as 40.434 toneladas este ano, recomendou hoje o ICES. “Quando o rendimento máximo sustentável foi alcançado, as capturas em 2021 poderão ser de, no máximo, 40.434 toneladas”, lê-se no parecer do ICES.

O diálogo com Espanha prossegue agora para definir as exatas possibilidades de pesca para os dois países. De acordo com a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, a negociação será entre as 27 mil e as 30 mil toneladas, uma vez que Portugal é responsável por 66,6% da quota de pesca da sardinha, enquanto Espanha fica com os restantes 33,3%. A pesca da sardinha reabriu em 17 de maio, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10 mil toneladas até julho. A revisão hoje apresentada pelo ICES surge em resposta a um pedido, realizado em fevereiro, pelos governos de Portugal e de Espanha.

Impala Instagram


RELACIONADOS