Pescadores encontram tesouro em barriga de cachalote [vídeo]

Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa mudou a vida de 35 pescadores. Na barriga do cetáceo encontraram um tesouro avaliado em mais de um milhão de euros.

Pescadores encontram tesouro em barriga de cachalote [vídeo]

Um grupo de pescadores do Iémen deu de caras com um autêntico jackpot quando dentro do estômago de uma carcaça de cachalote, à deriva no golfo de Adem. Na barriga do cetáceo estava um tesouro que mudou a vida de centenas de pessoas.

O cheiro típico do vómito da baleia chamou a atenção de um pescador, que avisou os companheiros para o potencial da carcaça à deriva ao largo da costa e trouxeram-na até à costa. Na barriga do animal estavam cerca de 127 quilos de âmbar cinzento, avaliados em dois milhões e meio de euros, conta a BBC. O produto, usado em cosmética e no fabrico de instrumentos médicos, foi comprado por um investidor dos Emirados Árabes Unidos, reportou o jornal “Times of India”.

Os pescadores dividiram o dinheiro em partes iguais e compraram casas, carros, e barcos novos. Ajudaram outros pescadores e habitantes necessitados e doaram dinheiro para caridade. De recordar que a recolha e venda de âmbar cinzento é ilegal em alguns países, entre os quais os Estados Unidos, por se tratar de um subproduto de uma espécie em vias de extinção.

Vómito de baleia já tinha gerado outras fortunas

O âmbar cinzento é encontrado em cerca de 5% dos cachalotes. Segundo os cientistas, este material forma-se porque os cachalotes não conseguem digerir os bicos das lulas. De acordo com teorias recentes, a substância é regurgitada como um mecanismo para proteger os intestinos dos cetáceos.

Esta não é a primeira vez que o vómito de baleia muda a vida a alguém. Em 2016, três pescadores de Oman encontraram cerca de 80 quilos de âmbar cinzento, avaliados, na altura, em mais de três milhões de euros. Também no ano passado, três pescadores tailandeses encontraram cerca de 100 quilos do valioso vómito de baleia, que venderam por cerca de 3,5 milhões de euros.

LEIA AINDA
As imagens da cratera gigante que ameaça engolir casas
As imagens da cratera gigante que ameaça engolir casas
Uma semana depois da descoberta, o buraco (inicialmente com cinco metros) já ultrapassa os 100 metros de diâmetro, tem uma profundidade de 20 metros e já chegou à casa da família Sanchez. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS