Pesadelo na Cozinha: Ljubomir desperta trauma e abandona o restaurante

O chef Ljubomir Stanisic foi até Vieira de Leiria ajudar a recuperar um restaurante que já não era remodelado há 25 anos.

No episódio desta semana, o chef Ljubomir Stanisic foi até Vieira de Leiria para ajudar o negócio de família de Natália e Manuel Simões. Durante o episódio e perante a desorganização na cozinha, o chef abandona o restaurante. Numa tentativa de ajudar a filha da proprietária a livrar-se dos caldos instantâneos, Ljubomir desperta trauma secreto da família.

O restaurante O Telheiro não era renovado há 25 anos. Os proprietários já não se sentem capazes de dar conta do negócio. As questões de saúde de Natália não ajudam e a falta de organização entre a família estão a prejudicar o futuro do restaurante.

LEIA MAIS: Madonna procura chef privado e está disposta a pagar 10 mil euros

O mês de agosto era o mais lucrativo. No entanto, no inverno o negócio não corria tão bem e o restaurante chegava a estar fechado três vezes por semana.

N’O Telheiro, além dos proprietários, trabalham ainda Marlene, filha e ajudante de cozinha, Jorge, genro de Natália e Manuel – que ajuda sempre que é preciso -, Hortense, cunhada e copeira e ainda a empregada de mesa, Diana.

Quando chegou ao restaurante, o chef reparou nos 98 pratos que constavam no menu. Dos vários pratos que pediu, Ljubomir criticou o bacalhau grelhado que estava muito salgado e o facto da maioria da comida ser descongelada antes de ser cozinhada.

LEIA MAIS: «Tens noção de que estás a vender a merda do cancro no teu restaurante?»

Ao pedir uma francesinha, o chef jugoslavo ficou surpreendido…pela negativa. «Francesinha com salsicha de lata?», questiona o chef. Também os molhos não foram aprovados, algo que terá que mudar.

Na altura de conhecer os donos do restaurante e a cozinha, o chef ficou bem impressionado. A família mostra-se trabalhadora e a cozinha é «a mais bem equipada» em que já esteve. No entanto,o chef destaca a má utilização da mesma e a uma «confeção de qualidade duvidosa».

Chef abandona restaurante

Perante a desorganização entre a chegada dos pedidos e a confeção dos pratos, Ljubomir tenta explicar o que deve ser feito e o que está errado. Porém, nem tudo funciona como deseja. Marlene está constantemente a opinar sobre tudo e o chef não aguenta e abandona a cozinha e o restaurante.

Todos ficam preocupados com a atitude de Ljubomir e a possibilidade ou não do seu regresso. No entanto, o chef volta ao restaurante e pede a Marlene que esta pare de opinar.

Trauma de família

Ljubomir não conhecia a história de Marlene Simões. O chef pretendia queimar os molhos instantâneos e caldos pré-fabricados que estavam guardados na cozinha. Para isso chamou Marlene e pediu-lhe para pegar num frasco de álcool e lançar fogo à panela. Era suposto a mulher acender um fósforo e queimar as embalagens. Em vez disso, Marlene teve um ataque de choro.

A mãe acabou por contar que a filha ainda não estava recuperada do acidente que sofrera em 2016. Durante um jantar em família, Marlene preparou um fondue. Sem conseguir acender a lamparina, a mulher despejou álcool a mais e deixou a chama crescer. Em poucos minutos, o líquido explodiu e queimou os dois convidados. “Ficaram todos queimados. A cara, os braços, foi horrível. Viveram momentos de pânico. A cunhada teve de fazer várias cirurgias em Coimbra”, refere a mãe numa entrevista à NIT.

Sonho concretizado

Em maio de 1993 era inaugurado O Telheiro. A loja onde está instalado tinha sido a última fracção de um conjunto de imóveis vendidos pela família de Natália Soares. Natália diz que sempre teve o sonho de abrir um restaurante. A oportunidade surgiu quando um tio ofereceu trabalho na construção ao marido de Natália para construir o empreendimento.

LEIA MAIS: Pesadelo na Cozinha vs. Casados à Primeira Vista. Quem ganhou?

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS