Pés de lótus: A extrema tradição chinesa para tornar as mulheres “bonitas”

Pés de lótus é uma tradição chinesa que forçava as meninas a ter pés pequenos como símbolo de beleza. Para a conquista, as dores eram muitas, mas a vontade de agradar era superior.

Pés de lótus ou chánzú prometia ser uma tendência de moda que vinha para ficar porque agradava aos homens. Na China, ter pés pequenos começou a ser símbolo de beleza há 1.500 anos. Hoje, a modernidade e a influência estrangeira modificaram positivamente a afirmação feminina em relação a esta cruel tradição.

Leia depois
Mike Tyson revela maior medo e resposta surpreende

Pés de lótus foi considerada uma tradição desumana e tortuosa

Pés de lótus é uma tradição chinesa. O conceito de beleza é tão heterogéneo e volátil que muda ao longo do tempo ou pode perdurar na cultura e na tradição de um país. E este é um exemplo de uma tendência de moda muito perigosa, que se tornou numa tradição terrível. Esta prática realizada em meninas, chamada chánzú, pés crescentes ou pés de lótus, forçava-as a ter pés pequenos e era vista como símbolo de beleza. Para isso, sofriam dores incalculáveis para agradar aos homens, conquistar um marido ou sentirem-se mais dignas e bonitas.

Os pés iam sendo modelados de acordo com a forma pretendida. Faziam-no através de sapatos especiais, sempre pequenos e com ponta afiada, de modo a que os dedos dos pés ficassem dobrados em direção à sola do pé. O costume terá começado há cerca de 1.500 anos, durante o reinado do Imperador Li Yu, da Dinastia Song, quando se deixou impressionar por uma dançarina de pés pequenos que pareciam a lua crescente.

Esta característica incomum fez com que se apaixonasse à primeira vista e, por causa disso, a dançarina desfrutou de muitos privilégios. Assim, rapidamente, todas as meninas e mulheres queriam ter pés pequenos, nunca mais do que 7 centímetros e simétricos. A tradição mutiladora só era praticada entre as mulheres da alta sociedade, uma vez que as incapacitava de trabalhar.

Foi assim que, em 300 anos, esta estranha prática se tornou tradição. Pés grandes numa mulher eram mal-vistos pela sociedade. No início de 1900, depois de muitos anos de desentendimentos e protestos, esta tortura foi finalmente proibida, por ser considerada uma tradição desumana e tortuosa, embora tenha sido praticada ao longo de mais de mil anos.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS