Peregrinação ao Santuário de Fátima sem incidentes de maior, informa GNR

A GNR informou que até às 09:00 não há registo de incidentes de maior na peregrinação internacional de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.

Peregrinação ao Santuário de Fátima sem incidentes de maior, informa GNR

“Temos as ocorrências habituais, registos muito baixos felizmente. Não tivemos incidente nenhum de maior”, afirmou aos jornalistas o capitão Carlos Canatário, comandante do Destacamento de Tomar da GNR.

Segundo Carlos Canatário, houve “alguns apoios em termos de socorro às pessoas” que estavam no interior do recinto de oração na noite de sábado.

“Tivemos registo apenas de um furto de carteira” no sábado, referiu ainda o comandante, para assinalar que “correu tudo dentro da normalidade, apesar de ter sido exercida uma pressão muito forte por parte das pessoas a quererem entrar no santuário”, porque “efetivamente estava muito, muito lotado”.

Já a Proteção Civil informou que desde sexta-feira, quando foi instalado o dispositivo “Operação Fátima 2018”, até às 08:00 de hoje foram registadas 68 emergências pré-hospitalares e 277 peregrinos assistidos.

Foram, ainda, retiradas 18 pessoas do hospital de campanha, instalado no Colégio de São Miguel, para unidades hospitalares da região, nomeadamente Leiria.

LEIA MAIS: Cerca de 37 mil peregrinos a pé estão já em Fátima ou a caminho do santuário

A peregrinação de 12 e 13 de maio, um ano após a visita do papa Francisco e a canonização de Francisco e Jacinta Marto, tem como momento mais aguardado a missa, a bênção dos doentes e a “procissão do adeus”, cerimónias que começam às 10:00 de hoje que deverão encher de fiéis o recinto de oração, à semelhança da procissão das velas no sábado à noite.

As celebrações religiosas no santuário, naquela que é a primeira grande peregrinação do ano a Fátima, 101 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, têm como tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”.

A peregrinação encerra com um concerto com o tenor italiano Andrea Bocelli, na Basílica da Santíssima Trindade, às 16:00.

LEIA MAIS: Meio mundo em Portugal para a Eurovisão, mas o que os fãs sabem sobre nós? [vídeo]

 

Impala Instagram


RELACIONADOS