Pelo menos um morto após sismo de 7,1 no sudeste do México

Um sismo de magnitude 7,1 na escala aberta de Richter abalou o sudeste do México e causou pelo menos um morto, anunciaram as autoridades mexicanas.

Pelo menos um morto após sismo de 7,1 no sudeste do México

Um sismo de magnitude 7,1 na escala aberta de Richter abalou na terça-feira à noite o sudeste do México e causou pelo menos um morto, anunciaram as autoridades mexicanas.

O governador do estado de Guerrero, Héctor Astudillo, informou que uma pessoa morreu, vítima da queda de um poste de eletricidade no município de Coyuca de Benítez.

O epicentro situou-se a 11 quilómetros a sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero, a 400 quilómetros a sul da Cidade do México, indicou o Serviço de Sismologia mexicano, que tinha avançado inicialmente uma magnitude de 6,9.

O terramoto ocorreu às 20:47 (02:47 em Lisboa) e a partir das 22:00 (04:00 em Lisboa) foram registados 73 réplicas do sismo de 7,1 de magnitude, sendo a maior delas de 5,2 de magnitude, acrescentou.

Em declarações à Milenio TV, o governador de Guerrero disse que o sismo foi “fortemente sentido” e as pessoas estão “bastante alarmadas”.

Entretanto, a presidente da Câmara de Acapulco, Adela Román, relatou alguns “aluimentos de terra sem gravidade na zona costeira e muitas fugas de gás, mas nenhuma vítima a lamentar”.

Na zona costeira de Acapulco era possível observar a queda de estruturas metálicas e vidros partidos em alguns estabelecimentos, bem como o desmoronamento de parte da fachada de uma casa, indicou a agência de notícias espanhola EFE.

O Centro de Alertas contra Tsunamis do Ministério da Marinha mexicano indicou não esperar a formação de um tsunami na zona costeira.

O terramoto ativou o alerta sísmico na Cidade do México, onde milhares de pessoas saíram de casas e edifícios como medida de segurança e prevenção, e onde se registaram cortes de energia em vários bairros, sem que se tenham registado vítimas ou danos materiais graves.

Por seu lado, a Proteção Civil do México disse que em vários estados, Hidalgo, México, Michoacán, Morelos, Puebla, Oaxaca, Veracruz e Tlaxcala, foram ativados alertas sísmicos e protocolos de verificação e assistência à população.

Há quatro anos, em 07 de setembro, um sismo de magnitude 8,2, com epicentro no golfo de Tehuantepec, causou 98 mortos, 78 em Oaxaca, 16 no estado de Chiapas e quatro no estado de Tabasco.

Em 19 de setembro de 2017, um terramoto de magnitude de 7,1, com epicentro entre Puebla e Morelos, causou 369 mortos, 228 dos quais na Cidade do México, e extensos danos materiais.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS