Jovem pediatra que distribuía sorrisos a crianças em unidade de oncologia morre de cancro

Antonio Javier Cepillo Boluda era conhecido no hospital como o «Capitão Optimista». O pediatra morreu vítima de cancro no passado dia 2 de abril

Jovem pediatra que distribuía sorrisos a crianças em unidade de oncologia morre de cancro

Antonio Javier Cepillo Boluda era pediatra no Hospital Universitário de Albacete, em Espanha, e liderava uma equipa de voluntários que devolvia a alegria a crianças que se encontravam internadas na Unidade de Oncologia Pediátrica. «Los Guachis» era o nome da banda que formou, na qual tocava flauta, e que desenhava sorrisos nos ‘pequenos’ pacientes. Mais conhecido como «Capitão Optimista», Antonio descobriu, em 2016, no terceiro ano de pediatria, que tinha um tumor maligno e acabou morrer no dia 2 de abril, na sequência do cancro.

O pediatra de 36 anos que distribuía «altas doses de optimismo» às crianças, chegou a ter reconhecimento a nível nacional devido à sua intervenção, tendo sido galardoado com o prémio que lhe deu o título de «Capitão Optimista».  Um dia após a morte do célebre médico, foi lançada uma petição no site change.org para mudar o nome do estabelecimento de saúde onde praticava para Hospital Universitário Antonio Cepillo Boluda. Até ao momento da publicação deste artigo, a petição já contava com quase 33 mil assinaturas. Após a campanha ter sido divulgada online, nas primeiras quatro horas, já se contava com cinco mil assinaturas.

«Amigo, capitão, a tua luta, generosidade, bondade, altruísmo e dedicação foram e serão um exemplo para todos nós. Um beijo muito forte para a família e amigos, descansa em paz, Cepi», escreveu o famoso jogador de futebol, Andrés Iniesta, no Instagram.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quinta-feira, 11 de abril

Cerca de 800 milhões de mulheres casaram ainda meninas

Impala Instagram


RELACIONADOS