Parasita comum nos gatos afeta olhos de uma em cada 3 pessoas

Parasita comum nos gatos transmite-se com facilidade aos humanos, provoca doença que pode ser grave e até atingir os nossos olhos.

Parasita comum nos gatos afeta olhos de uma em cada 3 pessoas

É provavelmente o parasita de maior sucesso no mundo hoje. O toxoplasma gondii – que conhecemos melhor como toxoplasmose – é uma criatura microscópica capaz de infetar qualquer mamífero ou ave e pessoas de todos os continentes estão infetadas sem terem noção disso. Uma vez infetado, o hospedeiro carrega o toxoplasma para o resto da vida. Até hoje, não existe qualquer medicamento que possa erradicar o parasita do corpo, nem vacina aprovada para administração em humanos.

Para ler depois
Conheça a bactéria que já matou 6 crianças no Reino Unido
Perigosa infeção provocada pela bactéria conhecida como Strep A já matou seis crianças no Reino Unido. Conheça os sintomas desta doença fatal (… continue a ler aqui)

Em todo o mundo, estima-se que 30 a 50% das pessoas estejam infetadas pelo toxoplasma gondii e que o número de infetados possa estar a aumentar. Estudos realizados em bancos de sangue e clínicas de gravidez na década de 1970 colocou a taxa de infeção nos 30%. No entanto, um estudo mais recente deu como certo que 66% das pessoas estão infetadas.

Transmissão desde o gato até ao humano

A doença causada por este parasita pode cicatrizar a parte de trás do olho. A mais recente pesquisa científica sobre o tema procurou sinais de doenças em pessoas saudáveis ​​e permitiu concluir que um número significativo traz a marca do toxoplasma. Os gatos apanham o parasita quando comem presas infetadas e eliminam um grande número de parasitas através das fezes. Nos excrementos, porém, a toxoplasmose é capaz de sobreviver por longos períodos no ambiente, mesmo em condições climatéricas extremas.

Ao serem ingeridas pelo gado, por exemplo, durante o pastoreio, os parasitas alojam-se no músculo, onde sobrevivem depois de os animais serem abatidos para consumo humano – que é como larga maioria de nós acaba infetada. Se uma mulher for infetada durante a gravidez, as probabilidades de passar a infeção ao bebé são enormes.

A toxoplasmose afeta os nossos olhos

O toxoplasma sente-se na retina – tecido nervoso que reveste o olho e gera a visão – como num verdadeiro banquete. A infeção pode causar ataques recorrentes de inflamação da retina e cicatrizes retinianas permanentes – a toxoplasmose ocular. Ao contrário de muito do que se escreve sobre a toxoplasmose ocular, as mais recentes investigações clínicas mostram que esta condição afeta geralmente adultos saudáveis. No entanto, em pessoas idosas ou com sistema imunológico enfraquecido, ou quando contraída durante a gravidez, pode ser mais grave.

Uma inflamação ativa causa ‘moscas’ esvoaçantes e visão turva. Quando a inflamação progride para cicatrização, pode haver perda permanente da visão. Os pacientes com toxoplasmose ocular atendidos numa grande clínica oftalmológica australiana foram alvo de medição da visão e constatou-se uma redução do nível de visão abaixo de 50% e cegueira irreversível em 25% dos casos.

Para evitar que a infeção que provoca a toxoplasmose se torne grave e, inclusive, provoque cegueira irreversível e outros problemas de saúde, o Ministério da Saúde explica como devemos proceder numa página dedicada de internet.

Impala Instagram


RELACIONADOS