Para que países estão a fugir as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia

Desde o início da guerra, que em 24 de fevereiro atingirá um ano, perto de 17 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia, debaixo da chuva de mísseis provocada pela invasão russa.

Para que países estão a fugir as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia

Em 27 de dezembro de 2022, cerca de 16,9 milhões de passagens de fronteira da Ucrânia para os países vizinhos tinham ocorrido devido à guerra iniciada por Putin. Como é possível observar no gráfico baseado em dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que pode consultar no final do artigo, a maioria das pessoas que partiu optou por sair do país via Polónia.

Para ler depois
População mundial vive cada vez menos em regimes de Democracia
Cada menos pessoas vivem em regimes de Democracia, com queda acentuada nos últimos anos. Cresceram os regimes autocráticos e parcialmente democráticos (… continue a ler aqui)

De acordo com fontes oficiais, foram registadas 8,5 milhões de travessias para o vizinho ocidental da Ucrânia – a pé, de autocarro, de carro ou de comboio – em grande parte causadas pela guerra perpetrada pela Rússia. As passagens de fronteira para a Rússia também aumentaram significativamente desde as primeiras semanas de combate.

Quase 3 milhões passaram a fronteira entre a Ucrânia e a Rússia

Segundo informações oficiais, ocorreram 2,9 milhões de travessias da Ucrânia para a Rússia, mais do que o que se observa em relação a Hungria, Roménia e Moldávia, que suportaram por largos meses o peso da onda de refugiados. Os dados mais recentes para passagens de fronteira para a Rússia são de 3 de outubro de 2022. Como tal, os valores reais serão provavelmente ainda mais altos agora, devido às hostilidades de Putin sobre o território ucraniano.

Em 31 de dezembro, 63 soldados morreram num ataque com míssil na cidade de Makiivka, na disputada região de Donetsk, de acordo com o governo russo. O governo ucraniano reivindica um número de mortos de várias centenas. Enquanto isto, a infraestrutura crítica na capital ucraniana, Kiev, continua sob ataque russos. A verificação independente dos números não é possível, mas acredita-se que possa ser na ordem das centenas, só nestes últimos ataques.

Infographic: Where People from Ukraine Are Fleeing To | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS