Papa aterra am Budapeste para encerrar congresso religioso e reunir-se com Orban

Francisco chegou a Budapeste para celebrar missa de encerramento de congresso religioso e manter encontros com líderes políticos.

Papa aterra am Budapeste para encerrar congresso religioso e reunir-se com Orban

O Papa Francisco chegou hoje a Budapeste para uma visita relâmpago na qual celebrará a missa de encerramento de um congresso religioso internacional, embora todas as atenções estejam no encontro com o primeiro-ministro, Viktor Orban. O avião aterrou perto das 07:45 (06:45 em Lisboa), segundo uma jornalista da agência de notícias France-Presse a bordo do aparelho.

O Papa deverá partir, às 14:40 (13:40 em Lisboa), para a Eslováquia, onde passará três dias em visita de Estado. Francisco, cuja defesa de migrantes e refugiados se converteu num dos símbolos do pontificado, viaja assim para dois dos países mais soberanistas da Europa, depois de terem fechado as portas à imigração, que criminalizam e relacionam com o terrorismo.

Na Hungria, Francisco terá encontros à porta fechada com o Presidente húngaro, Janos Ader, e será recebido também por Orbán, de acordo com o programa oficial. Questionado recentemente numa entrevista à rádio espanhola COPE sobre o que gostaria de dizer a Viktor Orban, o Papa pareceu fugir à questão.

“Não sei se teremos um encontro, sei que as autoridades do país virão dar-me as boas-vindas”, declarou.

No entanto, Francisco lembrou a abordagem habitual em reuniões com líderes políticos, afirmando que são encontros sem “roteiro prévio” e “olhos nos olhos”. Esta é a primeira viagem do Papa desde que foi operado ao cólon, em julho.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS