Pais pedem ajuda para pagar transplante de rosto para o filho bebé

Loui nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que provoca malformações nos ossos do crânio e alteram profundamente a aparência física.

Karly ficou grávida aos 28 anos. Uma gravidez desejada e planeada, que decorreu sem problemas. Durante os nove meses de gestação os pais do menino não tiveram qualquer indicação de qualquer malformação do bebé. Contudo, quando Loui nasceu, as enfermeiras tiveram relutância em mostrá-lo aos pais.

«A cara dele é um pouco estranha. Tem a certeza que o quer ver?», questionou uma parteira. Karly Herriot e o marido Luke perceberem, nesse momento, que algo de grave se passava, mas não tinham ainda noção da gravidade. «Aquela pergunta da enfermeira foi a frase que mais me marcou e mais me doeu», relembrou a mãe.

Loui esteve internado várias semanas nos cuidados intensivos

Loui teve várias complicações após o parto e esteve internado várias semanas nos cuidados intensivos. Foi diagnosticado, aos 3 dias de vida, com a síndrome de Treacher Collins. Uma doença que afeta uma a cada 50 mil pessoas e provoca malformações graves nos ossos do crânio. Karly Herriot e Luke foram confrontados com o que poderia ser a vida do seu filho e o prognóstico foi um duro golpe.

Com apenas três semanas a equipa médica teve de fazer uma traqueotomia para conseguir respirar, o que o deixou mudo. A audição também foi afetada, mas Loui já apendeu quase 100 palavras em linguagem gestual e consegue comunicar com os pais. «Há médicos capazaes de fazer transplantes de cara, mas disseram-nos que não podiam reconstruir o seu palato, de forma a poder alimentar-se. Tudo foi muito difícil numa fase inicial. Agora, com a doença mais controlada, só queremos que ele possa ter um aspeto mais normal para poder ser um menino ainda mais feliz», explicaram os pais, em entrevista a um canal de televisão americano, onde pediram doações para a operação.

O seguro de saúde da família não cobre este tipo de cirurgia. A operação para reconstruir o palado custa mais de 50 mil euros e é o primeiro grande objetivo, visto que «melhoraria a qualidade de vida de Loui». «Depois queremos partir para a questão estética. Não por nós que o achámos o menino mais lindo do mundo, mas porque ele sofre com os olhares das pessoas na rua», concluíram os pais.

LEIA MAIS

Mulher descobre que ex-namorado vive em sua casa depois de ver tampa da sanita levantada

Previsão do tempo para domingo, 28 de abril

 

Impala Instagram


RELACIONADOS