Saiba qual o país do mundo que mais resíduos sólidos produz por ano

Portugal produziu – de acordo com o banco de dados do Banco Mundial – 5,2 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos num ano, mas fica muito longe do maior produtor de RSU do mundo.

Saiba qual o país do mundo que mais resíduos sólidos produz por ano

O mundo gera quase dois mil milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) em cada ano, o suficiente para encher 822 mil piscinas olímpicas. O RSU inclui lixo de empresas, prédios, casas, quintais e pequenas empresas. A China produziu a maior quantidade de resíduos sólidos urbanos de qualquer país, de acordo com o banco de dados do Banco Mundial, com 395 milhões de toneladas num ano, seguida pelos Estados Unidos da América, com 265 milhões de toneladas. Portugal produziu, de acordo com o mesmo documento, 5,2 milhões de toneladas de lixo urbano num ano.

Para ler depois
Em 2040, 44 países enfrentarão níveis de stresse hídrico “extremamente altos” ou “altos”, caso de Portugal, que utilizará entre 40 a 80% das suas reservas (… continue a ler aqui)

Os EUA, no entanto, produzem muito mais RSU per capita. Cada norte-americano produziu aproximadamente 812 quilos, atrás apenas de Mónaco, Moldávia, Mongólia, Liechtenstein e Dinamarca. Isto significa que cada pessoa nos EUA produz quase cinco quilos de RSU todos os dias. A quantidade de lixo criado deve aumentar à medida que a população mundial continua a crescer e, acima de tudo, se torna mais rica. Entre 2016 e 2050, espera-se que os resíduos aumentem em até 70%, de acordo com o Banco Mundial.

Infographic: A World of Waste | Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS