Pai de Greta Thunberg recorda depressão da filha e assume estar «preocupado»

A jovem ativista é «feliz» desde que se tornou ativista mas o mediatismo e «ódio» de que é constantemente alvo preocupa Svante Thunberg.

Pai de Greta Thunberg recorda depressão da filha e assume estar «preocupado»

Aos 16 anos, Greta Thuberg inspira milhões de pessoas pelo mundo, mas Svante Thunberg não esconde a preocupação que sente pela filha. Numa entrevista à BBC – que inclui um segmento de conversa da ativista com Sir David Attenborough para o programa Today da Radio 4 – o pai da jovem ativista revela não ter apoiado inicialmente a decisão da filha em faltar às aulas para fazer greve contra as alterações climáticas.

LEIA DEPOIS
As figuras que marcaram o ano 2019

Apesar de reconhecer que a jovem sueca é muito mais feliz desde que se tornou ativista, não esconde a preocupação relativamente ao «ódio» que enfrenta. Greta Thunberg foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz em 2019, depois de criar o movimento global que exige aos líderes mundiais que tomem medidas para combater as alterações climáticas.

Em entrevista à BBC, que viajou até à Suécia para entrevistar a jovem e o pai, Svante Thunberg recordou que a filha sofreu de depressão durante «três ou quatro anos». «Ela deixou de falar… parou de ir à escola», refere, salientando que foi «um verdadeiro pesadelo» quando Greta se recusou a comer.

Para a ajudar, Svante Thunberg começou a passar mais tempo com a jovem sueca e a irmã mais nova, Beata. A mãe de Greta, cantora de ópera, cancelou concertos para que a família passasse mais tempo junta. A este ponto, a família procurou ajuda médica, recordou o progenitor. A jovem sueca tornou-se altamente reivindicativa e apaixonada e chegou a acusar os pais de serem «altamente hipócritas», recordou Svante.

Devido ao ativismo da filha, a cantora deixou de viajar de avião e o pai tornou-se vegetariano. Thunberg também começou a acompanhar a filha nas viagens de barco para comparecer às reuniões sobre o clima da ONU em Nova Iorque e Madrid.

«Fiz tudo isso porque sei que era a coisa certa, mas não o fiz para salvar o clima, fi-lo para salvar a minha filha. Tenho duas filhas e sinceramente são tudo o que importa para mim. Só quero que sejam felizes», explica.

Greta Thunberg «mudou» com o ativismo e tornou-se «muito feliz»

O ativismo tornou Greta Thunberg uma criança mudada e muito «mais feliz», afirma o pai. «Acham que ela não é uma criança normal porque é especial, é muito famosa e todas essas coisas. Mas para mim agora é que ela é uma criança normal. Ela consegue fazer tudo o que os outros fazem. Dança, ri-se muito, divertimo-nos imenso. Está numa altura muito boa». acrescenta.

O problema agora é o «ódio» que Greta Thunberg enfrenta «daqueles que não querem mudar» o seu estilo de vida para salvar o ambiente. «As notícias falsas que se criam, o ódio que isso gera» é o que realmente preocupa o pai da jovem sueca. No entanto, a ativista lida «incrivelmente bem» com isso,

«Não sei como é que consegue, mas ela ri-se o tempo todo. Acha hilariante», remata Svante Thunberg, assumindo que tem esperança que tudo isto se torne «menos intenso».

Texto: Sílvia Abreu

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para terça-feira, 31 de dezembro

Impala Instagram


RELACIONADOS