Padre detido após insultar Papa Francisco durante visita à Grécia [vídeo]

Padre ortodoxo foi detido após ter acusado Papa Francisco de ser “um herege”.

Um padre ortodoxo grego foi detido depois de ter gritado “Papa, você é um herege” quando o Papa Francisco entrava no arcebispado ortodoxo de Atenas, para se encontrar com o chefe da Igreja Ortodoxa Grega. De acordo com a Reuters, as testemunhas no local referiram que o padre gritou suficientemente alto para que o Papa o ouvisse. Ouvido pela imprensa grega, o homem justificou as suas ações: “Disse que ele é um herege, para se arrepender. É inaceitável o Papa estar na Grécia, ele deveria arrepender-se.”

Francisco chegou neste sábado à Grécia para uma visita de três dias com o objetivo de aproximar os católicos gregos. Desde que o Cristianismo se dividiu nas igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental, no Grande Cisma de 1054, que as relações entre as duas igrejas têm sido conturbadas. Em 2001, o Papa João Paulo II chegou a pedir desculpa pelo papel dos católicos.

Papa Francisco pediu perdão

No seu discurso frente ao arcebispo ortodoxo, Beatitude Ieronymos II, Francisco pediu perdão em nome da Igreja Católica Romana pela sua participação nos erros históricos que levaram à separação das duas correntes. “Tragicamente, nos últimos tempos distanciámo-nos. As preocupações mundanas envenenaram-nos, as ervas daninhas da suspeita aumentaram a nossa distância e deixámos de cultivar a comunhão”, disse Francisco a Ieronymos, a quem conheceu durante a sua primeira viagem à Grécia em 2016. “Acreditamos que tenha a coragem e a sinceridade de examinar as falhas e omissões dos seus pais”, disse Ieronymos a Francisco. “Entre aqueles que querem ser chamados de irmãos cristãos, a melhor linguagem é, e sempre será, a honestidade.”

LEIA AINDA
Espanca padre após apanhá-lo a assediar filho de 9 anos [fotos]

Impala Instagram


RELACIONADOS