Oxigénio de submarino desaparecido na Indonésia termina em 2 horas

As autoridades da Indonésia intensificaram esforços para encontrar o submarino desaparecido desde quarta-feira. De acordo com os cálculos da Marinha, as reservas de oxigénio terminam às 20h00 portuguesas.

Oxigénio de submarino desaparecido na Indonésia termina em 2 horas

As autoridades da Indonésia estão numa verdadeira corrida contra o tempo para tentar localizar submarino que está desparecido desde quarta-feira, 21 de abril. A embarcação, que tem 53 pessoas a bordo, tem reservas de oxigénio para pouco mais de seis horas, prazo que se esgota por volta das três da manhã, hora local (20h00 em Portugal).

O presidente indonésio, Joko Widodo, deu ordens para que “não sejam poupados esforços” nas operações de busca e resgate, afirmando que “a única prioridade é resgatar a tripulação”, mas a verdade é que o tempo começa a escassear.

Vamos maximizar os esforços hoje, até ao limite de amanhã às 3h da manhã“, disse esta sexta-feira o porta-voz das forças armadas indonésias, Achmad Riad, em declarações reproduzidas pela Associated Press.

Submarino pode ter implodido

Esta quinta-feira, um navio da Marinha indonésia equipado com sonar detetou um grande objeto metálico a menos de 100 metros da superfície, mas não foi possível confirmar imediatamente se se tratava do submarino.

A embarcação, construída em 1977 na Alemanha e ao serviço da Marinha indonésia desde 1981, tem capacidade para mergulhar até aos 250 metros, sendo que a profundidade na zona onde desapareceu ronda os 700 metros. Se o submarino se afundou até àquela profundidade, muito provavelmente implodiu ou sofreu danos estruturais catastróficos.

As buscas desta sexta-feira estão concentradas numa região onde foi detetada uma mancha de óleo, embora não seja certo que a mancha tenha tido origem no submarino. Em simultâneo, as autoridades detetaram na região uma fonte de magnetismo que esperam tratar-se do submarino.

LEIA AINDA

Antiga moradia de Ronaldo no Gerês não será demolida porque o crime prescreveu
Em 2019, Cristiano Ronaldo vendeu esta moradia ao também jogador Pepe por 2,5 milhões de euros. Pendia até agora um processo de construção ilegal. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS