Outubro de 2019 foi o mais quente de sempre

Segundo o mesmo serviço, o mês passado foi o quinto consecutivo que registou um recorde ou se aproximou de um recorde de temperaturas.

Outubro de 2019 foi o mais quente de sempre

Outubro de 2019 foi o mês de outubro mais quente alguma vez registado no mundo, divulgou esta terça-feira, 5 de novembro, o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa europeu Copérnico. Segundo o mesmo serviço, o mês passado foi o quinto consecutivo que registou um recorde ou se aproximou de um recorde de temperaturas.

LEIA DEPOIS

Atriz Jane Fonda detida durante protesto contra as alterações climáticas

Julho foi o mês mais quente alguma vez registado

Em outubro, a temperatura média no mundo ultrapassou 0,69ºC em relação à temperatura média do período de referência 1981-2010, batendo em 0,01ºC a verificada em outubro de 2015. Comparativamente à temperatura pré-industrial, a de outubro de 2019 foi em média 1,2ºC superior.

Junho passado foi o mês de junho mais quente e julho foi o mês mais quente alguma vez registado. Agosto deste ano foi considerado o segundo mês de agosto mais quente e setembro último o mês de setembro mais quente.

Em termos de anos, os últimos quatro foram os mais quentes, tendo a Organização Meteorológica Mundial estimado em agosto que 2019 estaria no “top 5” dos anos mais quentes, em alinhamento com os impactos do aquecimento global previstos pelos cientistas.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quarta-feira, 6 de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS