Silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal: Osteoporose afeta quase 1 milhão de portugueses

Estima-se que a osteoporose vai aumentar 32% até 2050

Silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal: Osteoporose afeta quase 1 milhão de portugueses

A osteoporose é uma doença que afeta anualmente cerca de 200 milhões de pessoas no mundo. Em Portugal, cerca de 800 mil sofrem deste problema ósseo, o que equivale a 10.2% da população. «O risco de ter osteoporose é influenciado pela idade, género e origem étnica, sendo muito comum em pessoas de origem europeia ou asiática», afirma Viviana Tavares, médicapresidente da Associação Portuguesa Contra a Osteoporose (APO).

LEIA DEPOIS

Professor detido por agredir violentamente aluno em escola de Alvalade

O diagnóstico precoce é «essencial»

Segundo Viviana Tavares, os sintomas «surgem quando a doença está avançada», pelo que o diagnóstico precoce é «essencial para tratar e reabilitar os doentes a fim de contrariar a elevada incidência de fraturas». De um modo geral, a osteoporose manifesta-se pela ocorrência de fraturas com pequenos traumatismos (especialmente das vértebras, anca e punho); algumas alterações no corpo como a perda de altura superior a 3 cm, o aparecimento de corcunda ou de ombros descaídos para a frente e o alargamento da cintura.

As mulheres são as que sofrem mais com a osteoporose

«O número de doentes não é estável», afirma a especialista, acrescentado ainda que «com o aumento da população envelhecida da população, os casos de osteoporose aumentam proporcionalmente». Quanto mais idoso, maior é o risco de ter esta doença. Por outro lado, as mulheres «são mais suscetíveis à perda óssea – acentuada durante a menopausa – do que os homens.» Por isso, a especialista explica que é «fundamental que os pacientes, especialmente do sexo feminino, introduzam hábitos como a prática regular de exercício físico, uma dieta nutritiva rica em cálcio, proteínas, vitamina D e evitem hábitos nocivos para a saúde como fumar ou beber bebidas alcoólicas em excesso».

O exercício físico é aconselhável a pessoas que sofram de osteoporose?

A presidente da APO adverte para o facto de a perda óssea estar relacionada com a falta de atividade física. «É importante fazer exercícios com pesos e de fortalecimento dos músculos com regularidade. Os adultos que têm um estilo de vida sedentário perdem massa óssea mais rapidamente, e estudos têm demonstrado que adultos idosos sedentários têm mais chances de sofrer uma fratura.» Estudos lançados recentemente estimam que a osteoporose vai aumentar 32% até 2050.

Texto: Jéssica dos Santos; WiN

LEIA MAIS

Hipnose pode ser a alternativa para a cura da depressão

Impala Instagram


RELACIONADOS