OMS alerta para surto mais mortal do que a covid-19

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, alerta que o mundo deve preparar-se para uma pandemia mais mortal do que a covid-19.

OMS alerta para surto mais mortal do que a covid-19

A Rede Internacional de Vigilância de Patogénico é a nova rede global da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como objetivo prevenir doenças. Bem como melhorar os sistemas de recolha de amostras, recorrendo a dados que possam contribuir para políticas públicas. E ainda tornar mais fácil o processo de decisão dos gestores. Sem esquecer um detalhe importante, que passa pela forma mais simples e ampla de partilha de informações entre a comunidade científica.

Leia depois
Fungo altamente resistente deixa médicos em alerta: “Mundo não está preparado”

A apresentação da iniciativa ficou marcada pelo discurso de Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. “Permanece a ameaça do aparecimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patogénico emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Num mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para a preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, disse.

“Permanece a ameaça do aparecimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes”

Perante estas palavras, a nova rede ganha uma maior importância. Segundo a OMS, cientistas e especialistas de saúde pública vão ter a possibilidade de identificar e rastrear doenças com base nas informações partilhadas. Sendo que a ideia principal passa por prevenir e responder a potenciais surtos como parte de um sistema mais alargado de vigilância. Bem como o desenvolvimento de tratamentos e vacinas.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS