Novos óculos para surdos transformam sons em legendas [com vídeo]

Neto inventa óculos para surdos depois de ter reparado no isolamento do avô, que perdeu a audição aos 97 anos, em pleno jantar de família na altura do Natal. O dispositivo usa a realidade aumentada e transforma o som em legendas.

Novos óculos para surdos transformam sons em legendas [com vídeo]

Uma empresa aproveitou a tecnologia da realidade aumentada para disponibilizar óculos para surdos. A ‘engenhoca’ transforma o som de conversas em legendas. A invenção deu-se depois de Dan Scarfe ter reparado no avô, de 97 anos, sentado, imóvel, no jantar de Natal, cercado pela família, mas incapaz de conversar por ter perdido a audição.

“Chegou ao ponto em que ele ficava literalmente sentado, em silêncio”, lamentou Scarfe. “E pensei – se ele assiste a programas de televisão todo com legendas, por que não podemos legendar o mundo real?” O que parece um par de óculos banal está, na verdade, equipado com o software Amazon Alexa para transformar o áudio em legendas e Dan Scarfe levou apenas seis meses a projetar a colocação de legendas nos óculos XRAI.

“Vamos começar com um pequeno número para testes, obter feedback, obter a opinião das pessoas e inovar rapidamente”, disse Scarfe. “Esperamos que, se os ventos nos ajudarem, chegaremos à disponibilidade geral em setembro.” A portabilidade é impressionante, pois os óculos são simples, mas com um cabo normal ligado ao smartphone. A invenção, que no futuro terá ligação sem fios, está a ser saudada pelo Royal National Institute for Deaf People (RNID) da Grã-Bretanha e pela organização DeafKidz como “uma inovação que muda vidas”.

“Como uma pessoa profundamente surda, fiquei impressionado com esta tecnologia”, testemunha Steve Crump, fundador e presidente da DeafKidz International. “Quando experimentei os óculos, fiquei surpreso – legendas em tempo real que nos permitem estar envolvidos e a participar ativamente em conversas como nunca antes.”

Impala Instagram


RELACIONADOS