Nove distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Nove distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Beja, Aveiro e Braga vão estar com aviso laranja até às 12:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06:00 de terça-feira. O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre a amarelo entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Cheias: Aquilo que deverá fazer antes, durante e depois
As últimas horas têm sido marcadas por chuvas intensas e cheias, sendo que existe um conjunto de comportamentos que podem ser fundamentais para a segurança das pessoas e preservação de objetos (… continue a ler aqui)

Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga voltam a estar sob aviso amarelo na terça-feira por causa da chuva forte. Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje e Faro e Beja entre as 12:00 e as 15:00 de terça-feira por causa do vento forte. Sob aviso amarelo estão também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado

Na Madeira, as Regiões montanhosas e a Costa sul vão estar também sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira. O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou a população para a continuação do mau tempo até terça-feira, com chuvas e ventos fortes, reforçando o pedido para uma condução defensiva ou não atravessar zonas de cheias.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS