Há novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos. Saiba quais

Saiba quais são as alterações e as novas regras para aceder ao banco, levantar dinheiro e fazer compras e pagamentos.

Há novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos. Saiba quais

Este sábado, 14 de setembro, vai entrar em vigor uma diretiva europeia sobre serviços de pagamento que vai permitir reforçar a segurança. Saiba quais são as alterações e as novas regras para aceder ao banco, levantar dinheiro e fazer compras e pagamentos.

Já não vai ser possível levantar dinheiro com as cadernetas

As cadernetas vão ser utilizadas apenas para consultas. As bandas magnéticas dos cartões vão deixar de servir para fazer pagamentos, que serão realizados apenas através do chip. Quando fizer movimentos na conta bancária online, já não necessitará dos cartões matriz. Agora, o processo será feito através de um código que será enviado por mensagem escrita para o telemóvel do titular da conta.

Relativamente aos pagamentos com cartões de crédito, utilizando o número do cartão e o CCV, não haverá alterações para já. Os reguladores bancários vão ainda definir durante quanto tempo vai ser possível o uso do deste tipo de cartão para pagamentos online com uma segurança mais baixa. Tudo aponta para que dentro de um ano a 18 meses vá mudar o uso dos cartões de crédito no mundo online.

As exceções: cartões-refeição, via verde, pagamentos de estacionamento e contactless

Os cartões-refeição vão poder ser usados com a banda magnética, uma vez que se destinam a pagamentos de compras e serviços pré-limitados e previamente definidos. A Via Verde e os pagamentos de autoestradas e estacionamento, bem como os pagamentos de baixo valor, vão continuar sem mudanças. Os pagamentos contacteless de pequeno valor também não sofrem alterações. Os cartões MB Net, que são temporários e permitem pagamentos seguros na internet, também vão continuar tal como têm sido até aqui.

LEIA MAIS
Santander isenta alguns cartões mas vai cobrar MBWay
Dá à luz bebé saudável depois de receber ordem para abortar 14 vezes

Impala Instagram


RELACIONADOS