Nova Zelândia vai cobrar imposto de carbono sobre gases de gado

A Nova Zelândia quer tornar-se no primeiro país a cobrar um imposto de carbono sobre os gases emitidos pelos animais, nomeadamente gado.

Nova Zelândia vai cobrar imposto de carbono sobre gases de gado

A Nova Zelândia quer tornar-se no primeiro país a cobrar um imposto de carbono sobre os gases emitidos pelos animais, nomeadamente gado. O governo neozelandês está a trabalhar para criar uma estrutura de taxa de carbono que reflita o impacto ambiental das emissões bovinas. A receita gerada pelo imposto será utilizada para financiar projetos climáticos no país.

Os gases emitidos pelos bovinos, através de arrotos e flatulências, possuem uma elevada quantidade de metano, um gás potencialmente poluidor, causador do efeito estufa. É também um dos principais gases produzidos nas ações humanas.

Qual o objetivo deste imposto?

O objetivo do imposto de carbono sobre as emissões bovinas na Nova Zelândia é o de encorajar a adoção de práticas agropecuárias que reduzam ou direcionem as emissões dos gases dos animais. A iniciativa pretende incentivar os agricultores a organizar a sua produção de forma adequada, bem como alimentar melhor os animais para que seja possível limitar os gases inflamáveis.

Esta é uma discussão antiga. A criação de gado em grande escala pode representar muita poluição, algo que os criadores não imaginam. No entanto, o alerta dos cientistas é feito há largos anos.

O imposto criado vai aplicar-se às quintas de produção de vacas para leite. Assim, o governo poderá observar quais as mudanças feitas por parte dos produtores.

País cria medidas adicionais

Além da taxa, a Nova Zelândia adotou algumas outras medidas para reduzir as emissões de gases poluentes. As medidas incluem um programa para melhorar a nutrição dos animais, alterando os suplementos oferecidos e limitando os aditivos na comida do gado. Estão também a ser implementadas medidas para combater o desmatamento.

A Nova Zelândia está a criar um modelo para partilhar com o mundo inteiro.

Para ler depois
Nem imagina o que as flatulências das vacas estão a fazer ao meio ambiente
Quase de certeza que não estaria à espera de ler hoje uma notícia em que o destaque fosse para as flatulências de vacas. Mas a verdade é que é necessário falar disto (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS