Nova política de gostos do Instagram chega a Portugal

Medida começou a ser testada em maio, no Canadá e no Brasil.

Nova política de gostos do Instagram chega a Portugal

Nova política de gostos do Instagram chega a Portugal

Medida começou a ser testada em maio, no Canadá e no Brasil.

A política de «esconder gostos» no Instagram, que começou a ser testada em maio no Canadá, chegou agora a Portugal. O objetivo é que os utilizadores se foquem mais nas fotografias e não tanto na quantidade de likes que cada imagem reúne.

LEIA DEPOIS
Tudo o que se sabe sobre Sara, a sem-abrigo que deixou o filho no lixo

Como noticiamos em agosto, os testes aconteceram inicialmente na Austrália e no Brasil, tendo esta semana sido alargados para o resto do mundo. «Começando hoje, estamos a expandir o teste de contagens privadas para o mundo além da Austrália, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália e Nova Zelândia», adianta Tara Hopkins, responsável pelo Instagram, ao Jornal de Notícias.

Os perfis selecionados para o teste não conseguem ver o total de gostos em fotografias publicadas no feed, exceto os próprios. A medida tem como objetivo reduzir a competitiva que tem vindo a ser associada à rede social.

«Não queremos que o Instagram pareça uma competição. Queremos que as pessoas se preocupem mais com o conteúdo e menos com a quantidade de likes que recebem. Queremos que passem mais tempo a conectar-se com as pessoas de quem gostam», disse, na altura em que se iniciaram os testes, Adam Mosseri, líder do Instagram.

Será este o fim do Instagram?

Numa era em que o Instagram é uma ferramenta de trabalho e auto-publicidade, que impacto terá esta nova medida na definição da rede social que todos conhecem? Hélio Cabral, especialista em Marketing Digital e Estratégias de Marketing, explica que «garantidamente não será o fim do Instagram». «Não acredito nisso, mas no oposto. Esta mudança vai obrigar a que as marcas se tornem melhores, sejam mais genuínas e verdadeiras. Que definam muito bem o seu propósito e que consigam transmitir a sua proposta de valor, para envolver os seus seguidores», começa por explicar. Em pleno século XXI, é impossível não falar sobre a profissão que emerge com grande velocidade: os influenciadores. Para Hélio Cabral, «o jogo de ‘quem é quem’ começa agora». Continue a ler aqui.

Texto: Sílvia Abreu

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 16 de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS