Netflix mata negócio que lançou a empresa para o sucesso que tem hoje

Poucos saberão que a Netflix não arrancou como serviço de streaming. O negócio da empresa iniciou-se com a entrega em casa de filmes e séries alugados porta a porta.

Netflix mata negócio que lançou a empresa para o sucesso que tem hoje

Um quarto de século depois de lançar o serviço de aluguer de DVD por correio, a Netflix decidiu finalmente ‘matar’ o que se tornou num mero hobby para o rolo compressor global de streaming. No início desta semana, a empresa anunciou que enviará os últimos DVD em 29 de setembro, marcando o fim dos icónicos envelopes vermelhos que abriram o caminho ao aluguer de filmes e séries em streaming.

O fim do serviço de DVD por correio durou mais do que muitas pessoas previam. Afinal, já se passaram mais de 15 anos desde que a Netflix introduziu o streaming de vídeo e quase 12 anos desde que a empresa (que era bastante controversa na altura) separou o negócio de DVD do serviço de streaming. Naqueles primórdios, a parte de streaming conseguiu manter o nome Netflix, enquanto o negócio de DVD foi renomeado para Qwikster.

Netflix anuncia fim da entrega de DVD por correio em casa

Netflix prepara para 29 de setembro ‘funeral’ dos icónicos envelopes vermelhos que abriram o caminho ao aluguer de filmes e séries em streaming

“O DVD enviado pelo correio pode não durar para sempre, mas queremos que dure o máximo possível”, dizia Reed Hastings, cofundador e então CEO da Netflix, num blogue, antes de explicar com mais detalhes por que motivo a empresa insistia em não transitar todo o negócio para o mundo virtual, de uma assentada. “Nos últimos 5 anos, o meu maior receio na Netflix era o de que não passássemos do sucesso dos DVD para o sucesso do streaming. A maioria das empresas que são ótimas em alguma coisa – como AOL dial-up ou livrarias Borders – não se tornam ótimas em coisas novas que as pessoas desejam porque têm medo de prejudicar os seus negócios iniciais”, justificava.

Em janeiro de 2016, a Netflix foi lançada simultaneamente em 130 países

“Em determinado momento, no entanto, percebem o erro de não se concentrarem o suficiente no novo. E então lutam desesperadamente para se recuperarem. As empresas raramente morrem por se moverem muito rápido e frequentemente morrem por se moverem muito devagar.”

Embora a grande aposta de Hasting no streaming fosse controversa na época, rendeu muito bem, como ilustra o gráfico mais abaixo. Em 2011, a receita da Netflix com o serviço combinado de DVD e de streaming totalizou 3,2 mil milhões de dólares (2,92 mil milhões de euros). No ano passado, faturou 31,5 mil milhões de dólares (28,71 mil milhões de euros) apenas com o streaming.

No ano passado, o negócio de entrega de DVD casa a casa contribui com menos de 150 milhões de dólares (136,73 milhões de euros). O valor representa escassos 0,5% da receita da Netflix. Embora imensamente popular na época, o negócio de DVD por correio nunca poderia ter escalado da mesma forma que o streaming. Em janeiro de 2016, a Netflix foi lançada simultaneamente em 130 países, algo completamente impossível com um serviço de entregas de DVD por correio.

Infographic: No Room for Nostalgia: Netflix Ejects DVD Business | Statista

Statista

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS