NASA descobre rio em Marte e reacende polémica sobre vida no planeta

Evidências de que Marte teve um rio revolto foram encontradas pelo robô da NASA Perseverance. Reacende-se a polémica sobre se houve – e ainda há – vida em Marte.

Uma nova descoberta da NASA está a dar que falar no mundo científico: um rio em Marte. Os investigadores já tinham encontrado evidências de pequenos lagos no planeta, mas as imagens divulgadas nesta semana indicam que há algo bem maior.

Para ler depois
Implante minúsculo faz cancro da mama reduzir 90% em 14 dias

A Agência Espacial norte-americana identificou imagens que podem ser de um rio “volumoso e agitado” no planeta vermelho. “Isto indica um rio de alta energia que transportou muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material”, explica Libby Ives, investigadora da NASA e operadora do robô Perseverance, em missão em Marte desde 2020.

Vestígios de água em Marte

O rio que os cientistas acreditam ter encontrado em Marte faz parte de uma rede maior, que fluía para a cratera Jezero. A cratera Jezero é a região que o Perseverance está a explorar desde o início da missão. Montes de rochas com formatos curvos indicam que foram desgastadas por água corrente. A pilha encontrada tem forma de leque e 250 metros de altura.

Para ler também
Casal de férias atacado por grupo enfurecido de baleias assassinas

Agora, os cientistas querem desvendar as características do rio encontrado em Marte, o seu tamanho, a forma e a fluidez. Uma das dúvidas é decifrar se estas camadas encontradas foram criadas pelas margens do rio a deslocar-se ou se eram ilhas de sedimentos acumulados à medida que o rio corria.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS