Multa até 500 euros para quem atire máscaras ou luvas para o chão em Roma

A autarquia de Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a todas as pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública, medida aprovada pela capital de Itália para mitigar a propagação da pandemia.

Multa até 500 euros para quem atire máscaras ou luvas para o chão em Roma

«Durante os meses de emergência sanitárias devido ao novo coronavírus, os nossos operadores ecologistas denunciaram em numerosas ocasiões o descarte de máscaras e de luvas usadas para o chão por pessoas mal-educadas», lamentou a presidente da autarquia, Virginia Raggi, citada pela agência espanhola Efe. Assim, Roma, capital italiana, estabeleceu «a proibição» de abandonar este tipo de equipamentos de proteção individual e a aplicação de multas. Em várias ruas de Roma, é possível encontrar várias máscaras e luvas descartadas na via pública, ação denunciada por várias associações ambientalistas, uma vez que pode colocar em risco a saúde pública, aumentando também o lixo nas ruas.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Os 17 conselhos de um dos maiores especialistas do mundo

Multa pode ir de 25 a 500 euros em Roma

A multa para quem não respeite a diretiva, será de 25 a 500 euros. Luvas e máscaras devem ser colocados em contentores do lixo depois de utilizados. As preocupações destas associações vão ao encontro das da presidente da autarquia, que sublinhou que o abandono destes equipamentos de proteção individual «constitui um potencial risco sanitário». A nível global, segundo um balanço da France-Presse, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados. Itália já registou 32.785 mortos e mais de 229 mil casos.

LEIA AGORA
Meteorologia prevê para esta terça-feira mais calor, mas possibilidade de aguaceiros

Impala Instagram


RELACIONADOS