Mulher quase morre devido a uso de tampão

Norte-americana sentiu náuseas, tonturas, diarreia e dores musculares.

Mulher quase morre devido a uso de tampão

Mulher quase morre devido a uso de tampão

Norte-americana sentiu náuseas, tonturas, diarreia e dores musculares.

Greta Zarate, de 32 anos, quase perdeu a vida devido a um tampão. A norte-americana foi diagnosticada com o Síndrome do Choque Tóxico, que é caracterizado pela presença da bactéria Gram-positiva Staphylococcus Aureus.

LEIA DEPOIS
Bebé que nasceu sem rosto já se alimenta sem recurso a sonda

No primeiro dia do ciclo menstrual, em janeiro, a norte-americana sentiu náuseas, tonturas, diarreia e dores musculares. Quatro dias depois, foi levada ao hospital de Jacksonville, na Carolina do Norte. Foram realizados exames, mas os médicos não conseguiram identificar o problema de imediato. Após uma conversa com um ginecologista, o médico identificou o Síndrome de Choque Tóxico.

As bactérias Gram-positivas, como a Staphylococcus Aureus, apodreceram no tampão por Greta, entrando em contato com os cortes microscópicos de parede vaginal, acabando por parar na corrente sanguínea. A presença da bactéria no sangue acionou o sistema imunológico, fazendo com que entrasse em choque séptico.

Após uma transfusão de sangue para impedir que a bactéria se espalhasse, a mulher foi tratada com antibióticos e morfina.

Síndrome do Choque Tóxico

A doença é caraterizada pela presença da bactéria Gram-positiva Staphylococcus aureus e pode atingir o sexo feminino e masculino. Quando em contacto com o corpo humano, as toxinas causam graves reações, podendo levar a uma insuficiência renal e até à morte. A maioria dos casos de SCT é causada pelo uso de tampões.

Segundo a médica Renata Lopes Ribeiro, médica-assistente da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da FMUSP, o acumular de sangue menstrual em contato com a composição dos tampões, durante muitas horas, ajuda na reprodução da bactéria.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 22 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS