Mulher perdoa irmão que lhe matou o marido e os 6 filhos com tacos com pregos

«Eu não esqueço, mas perdoei-o», afirma Monica, uma mulher que viu os seus filhos e marido a morrerem nas mãos do próprio irmão

Mulher perdoa irmão que lhe matou o marido e os 6 filhos com tacos com pregos

«Eu não esqueço, mas perdoei-o», afirma Monica, uma mulher que viu os seus filhos e marido a morrerem nas mãos do próprio irmão

Monica Kambbi perdeu a família há 25 anos durante o genocídio de Ruanda – uma guerra civil que se deu no país em 1994 entre os dois maiores grupos étnicos: a maioria hutu e o grupo minoritário, tutsi. Tal como tantas outras pessoas, Monica ainda hoje sofre com a perda dos seus seis filhos e marido, durante esse período. Contudo, a história desta mulher é particularmente dolorosa, tendo em conta que foram os próprios irmãos que mataram a sua família com tacos com pregos.

Hoje, ao fim de mais de duas décadas, Monica garante que perdoa um dos irmãos, que saiu agora da prisão. O outro, continua encarcerado. Ambos foram detidos pelos crimes que cometeram durante o genocídio, que inclui o assassinato do cunhado e dos seis sobrinhos. Os irmãos mataram os familiares por estes serem tutsi, ao contrário de si e da sua irmã.

«Quando olho para os seus olhos consigo ver tudo o que se passou»

Embora Monica diga que nunca vai esquecer e que foi extremamente difícil voltar a ver o irmão na aldeia, a mulher declara que desculpa o familiar. «Nunca pensei que conseguisse voltar a falar com ele. Quando olho para os seus olhos consigo ver tudo o que se passou. Mas tinha de o fazer. Preciso sarar. Eu não esqueço, mas perdoei-o», conta a viúva ao Mirror.

Paul, o irmão que foi libertado, explica que nunca houve nada que o fizesse odiar a outra etnia, mas que, na altura, era visitado por oficiais que lhe diziam que se ele não matasse os tutsi que ele seria morto. «Eu amava aquelas crianças. Mas naquele momento eu não sentia nada por eles. No momento seguinte senti-me envergonhado, eles era meus sobrinhos», recorda o irmão de Monica.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quinta-feira, 11 de abril

Os portugueses são homofóbicos? «Sangue por todo o lado. Tudo por causa de um beijo»

 

Impala Instagram


RELACIONADOS