Mulher esquizofrénica agredida diariamente durante 17 anos

Considerada pelo Ministério Público uma pessoa “especialmente indefesa” e vulnerável, a mulher foi entretanto acolhida numa casa abrigo.

Mulher esquizofrénica agredida diariamente durante 17 anos

Uma mulher, residente em Coimbra, foi agredida física e psicologicamente pelo companheiro ao longo dos 17 anos de relacionamento.

Em 2019, último ano em que viveram juntos, o homem, de 54 anos, obrigou-a a entregar-lhe todo o dinheiro que recebia, gastando-o em bebidas alcoólicas.

Vai ser julgado no Tribunal de Coimbra pela prática dos crimes de violência doméstica e extorsão, na forma continuada. O despacho de acusação refere que as agressões ocorreram durante os anos em que viveram juntos. Ainda assim, a situação agravou-se quando o agressor passou a exigir a caderneta bancária à mulher, levantando todo o dinheiro.

Sempre que a vítima resistia, o suspeito “desferia-lhe pontapés e bofetadas em diversas partes do corpo, razão porque a ofendida acabava por lhe entregar sempre a caderneta”, conta o Ministério Público.

A mulher era agredida “quase diariamente“, com maior frequência no primeiro semestre de 2019, coincidindo com a altura em que o companheiro aumentou o seu consumo de bebidas alcoólicas.

Vítima chegou a ser agredida com muleta

O despacho de acusação descreve vários episódios de violência, nomeadamente agressões com uma muleta nos braços e pernas da mulher, assim como pontapés, murros e palmadas na cara.

O agressor acusava ainda a vítima de ter amantes. São referidas situações em que a companheira esteve 10 dias de baixa devido às agressões. A vítima sofre de esquizofrenia e de uma doença grave da coluna, beneficiando de uma pensão social.

Considerada pelo Ministério Público uma pessoa “especialmente indefesa” e vulnerável, a mulher foi entretanto acolhida numa casa abrigo. O julgamento do arguido já esteve marcado mas foi adiado devido às restrições provocadas pela pandemia.

LEIA AINDA
Polícia condenado por desviar mala da Louis Vuitton
Polícia condenado por desviar mala da Louis Vuitton
Um agente da PSP de Odivelas foi condenado por peculato, por ter desviado uma mala e uma carteira da marca de luxo Louis Vuitton, avaliadas em 700 euros. Os artigos estavam esquecidos numa pizaria e entregues nos “perdidos e achados” da esquadra. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS