Mulher de 60 anos detida por chefiar família de traficantes

A sexagenária contava com a ajuda de três filhos, duas noras e um genro para gerir negócio de droga.

Mulher de 60 anos detida por chefiar família de traficantes

Uma sexagenária, líder de um grupo criminoso que traficava droga, foi condenada a 15 anos e meio de prisão pelo Tribunal de Coimbra. A mulher, de 60 anos, contava com a ajuda de três filhos, duas noras e um genro, escreve o Jornal de Notícias. Ao todo, vinte arguidos foram condenados a prisão efetiva, oito deles com mais de dez anos de prisão. O grupo funcionava como uma autêntica empresa familiar, hierarquizada e bem estruturada, que mensalmente lucrava milhares de euros.

De acordo com o mesmo jornal, o clã contratava “correios de droga” que iam buscar heroína e cocaína a Lisboa e ao Porto. Depois, dividiam-na entre os descendentes e vendiam-na a consumidores. Alguns faziam-no a partir das próprias casas, mas também tinham “ajudantes” que iam vender na baixa de Coimbra. Segundo o acórdão, a líder controlava as atividades de todos os elementos e intervinha em todas as fases do negócio: a angariação dos correios de droga, a marcação dos encontros, o pagamento a fornecedores, a receção das encomendas e até vendia diretamente aos consumidores a partir da própria casa.

Matriarca sexagenária recebeu sentença mais pesada

Em 4 de abril de 2018, inspetores realizaram várias buscas domiciliárias ao grupo e apreenderam droga, dinheiro, armas e vários artigos relacionados com a venda de estupefacientes. Vinte arguidos foram acusados e, em janeiro de 2020, foram condenados a penas de prisão entre seis e 15 anos e meio por associação criminosa e tráfico de drogas. A matriarca recebeu a sentença mais pesada: 15 anos e meio. Os dois filhos e a filha tiveram penas entre os 9 e os 13 anos. Outros cinco arguidos foram condenados a penas acima dos dez anos.

LEIA AINDA
Tem 22 anos, vive numa barraca e cuida sozinha de quatro irmãos menores

Impala Instagram


RELACIONADOS