Mulher condenada a 30 anos de prisão após aborto espontâneo

Segundo várias organizações, não terá recebido tratamento médico indicado a tempo de salvar o bebé e foi acusada pelo Ministério Público de fazer um aborto.

Mulher condenada a 30 anos de prisão após aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador condenou, nesta segunda-feira, uma mulher a 30 anos de prisão por ter sofrido um aborto espontâneo. De acordo com o El País, Esme não terá recebido tratamento médico indicado a tempo de salvar o bebé e foi acusada pelo Ministério Público de fazer um aborto. Durante dois anos esteve em prisão preventiva, separada da filha de sete anos, a aguardar o fim do processo. A advogada de Esme, Karla Vaquerano, acusa o juiz de de agir “com parcialidade, favorecendo a versão da Procuradoria Geral da República, carregada de estigmas e estereótipos de género”. Vaquerano afirmou que vai recorrer.

A luta no país sofreu um revés no último ano, quando a Assembleia Legislativa decidiu arquivar uma proposta de reforma do Código Penal, apresentada em 2016 por grupos feministas, que propunha a descriminalização quando a vida da mulher está em risco, em caso de violação ou quando se registam malformações do feto “que inviabilizam a vida fora do útero”.

Meia centena de mulheres condenadas por aborto

A presidente do Grupo Cidadão pela Descriminalização do Aborto em El Salvador, Morena Herrera, considerou a condenação de Esme “um duro golpe no caminho para o fim da criminalização” de abortos espontâneos, que devem ser “tratados como problemas de saúde pública”. “Vamos continuar a lutar para que todas as mulheres injustamente incriminadas nestas circunstâncias recuperem a liberdade e tenham a oportunidade de reconstruir as suas vidas”, disse Herrera. Entre 2000 e 2014, pelo menos 49 mulheres foram condenadas em El Salvador por situações relacionadas com o aborto e as autoridades denunciaram 250 mulheres por terem feito um.

A condenação de Esme foi a primeira do género desde 2015. Ainda assim, os grupos que lutam pela descriminalização do aborto em El Salvador conquistaram importantes vitórias legais, nomeadamente a libertação de 64 mulheres condenadas por terem sofrido um aborto espontâneo. O mesmo jornal conta que uma destas mulheres é Evelyn Hernández, que em 2016 foi detida após entrar em trabalho de parto na casa de banho de casa. O bebé acabou por morrer, no entanto ela nem sabia que estava grávida. Foi condenada a 30 anos de prisão por homicídio qualificado, mas acabou por ser absolvida em 2020 após vários anos de pressão internacional.

Stella Barey, a estrela porno que choca ao revelar sessões de sexo com prima e sem abrigo
Stella Barey, uma das mulheres de maior sucesso no OnlyFans, revela ter feito sexo com um sem abrigo. “Homens falidos são tão bons na cama porque eles não têm mais nada para oferecer”, defende. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS