MP acusa 21 arguidos de tráfico de droga com ligações ao Brasil e à Colômbia

O Ministério Público (MP) acusou hoje 21 arguidos (18 pessoas e três empresas) dos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa para o tráfico, detenção de arma proibida e branqueamento de capitais.

MP acusa 21 arguidos de tráfico de droga com ligações ao Brasil e à Colômbia

De acordo com a nota divulgada hoje pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), está em causa uma alegada rede criminosa por tráfico de droga “com ramificações nos Portos de Setúbal, Sines e Leixões e no aeroporto de Lisboa”, sendo a droga transportada desde o Brasil e a Colômbia através de contentores marítimos ou aviões.

Para ler depois
Amiga de futebolista brasileiro do Real Madrid associada a investigação mexicana por tráfico humano
Enquanto a Justiça mexicana não lhe acrescenta ao cadastro o selo de traficante humana, Ninoska Vásquez passeia-se tranquila pelas redes sociais (… continue a ler aqui)

Este grupo tinha “ligações estreitas com as organizações criminosas Comando Vermelho, no Brasil, e Cartel de Medellin, na Colômbia”, sustenta o MP, acrescentando que os arguidos recorriam a “sistemas encriptados tipicamente usados pelas maiores organizações criminosas mundiais ligadas ao tráfico de estupefacientes e ao crime violento” para as suas comunicações.

Dos 18 indivíduos acusados, sete encontram-se em prisão preventiva, um arguido está em prisão domiciliária, outro tem de se apresentar periodicamente às autoridades e ainda mais um arguido está sujeito a proibição de contactos, apresentações periódicas e proibição de se ausentar para o estrangeiro. Os restantes têm apenas a medida de coação mais leve, ao estarem sujeitos a termo de identidade e residência.

A investigação envolveu o MP, a Unidade Central de Combate ao Tráfico de estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ) e o EUROJUST, tendo as diligências efetuadas resultado na apreensão de armas, droga, telemóveis, dinheiro e automóveis, entre outros objetos.

Impala Instagram


RELACIONADOS