Morreu o pombo encontrado em estado crítico após ser pintado de rosa para um chá de bebé

O pombo terá sido pintado com uma tinta tóxica, em tons rosa, para fazer parte de uma festa de revelação de sexo de um bebé. Ave doméstica foi encontrada em estado crítico e a morrer à fome. Foi recolhido por associação, mas acabou por morrer. Veja as imagens.

Morreu o pombo que foi encontrado em estado crítico, em plena Madison Square, em Nova Iorque, com o corpo pintado de rosa. Tinha também sinais de “subnutrição prolongada”. O pombo em questão, que era uma ave doméstica, foi deliberamente pintado com uma tinta rosa, tóxica, para fazer parte de uma festa de revelação de sexo de um bebé, escreve o site ABC7.

Leia depois
Homem esmurra e decapita pombo em Lisboa por causa de batata frita
Um homem francês esmurrou e arrancou a cabeça de um pombo em frente a crianças que almoçavam na esplanada do McDonald’s do Rossio, em Lisboa, no passado dia 22 de junho (… continue a ler aqui)

O pombo chamou a atenção de um transeunte, que passeava pelo parque, pela sua cor. O homem contactou de imediato a associação Wild Bird Fund (WBF), um centro sem fins lucrativos, de reabilitação e educação da vida selvagem.

A ave – entretanto batizada de Flamingo – foi encontrada nos últimos dias de janeiro e estava, desde então, a recuperar na citada organização. No entanto, e apesar dos esforços feitos, acabou por não resistir e morreu durante na madrugada de 6 para 7 de fevereiro, anunciou a WBF na sua página de Instagram.

Pombo Flamingo morreu devido à tinta tóxica

“Estamos profundamente tristes em informar que Flamingo, nosso doce pombo rosa, morreu. Apesar dos nossos melhores esforços para eliminar a tinta, mantendo-o calmo e estável, ele morreu durante a noite. Acreditamos que a sua morte foi causada pela inalação das toxinas”, pode ler-se.

A associação agradece o apoio de todos e espera que espera que esta história “ajude a evitar mais atos de crueldade descuidada”. “Este pombo rei, um pássaro doméstico provavelmente criado para alimentação, estava desnutrido, pouco mais velho que um bebé e não tinha habilidades de sobrevivência quando foi solto e deixado para se defender sozinho. Mesmo sem a complicação adicional da tinta tóxica, ele não teria sobrevivido num parque da cidade como um pássaro branco e indefeso”, refere ainda.

Segundo a organização, Flamingo, nunca tinha voado antes, e possivelmente foi comprado num mercado de aves. E deixa um alerta: “Nunca pintem uma ave! E por favor nunca libertem animais domésticos na natureza. Eles não têm instintos de sobrevivência e morrerão à fome ou caçados por predadores. A largada de pombos, seja de que forma for, é cruel. Por favor celebrem as vossas ocasiões especiais sem magoar os outros.”

Pombo encontrado em estado crítico após ser pintado de rosa para um chá de bebé

Pombo terá sido comprado num mercado de aves e depois abandonado após a festa

A WBF foi partilhando com os seguidores a evolução do estado de saúde da ave. “Depois de darmos tempo ao nosso ‘convidado rosa’ para que se pudesse estabilizar, a nossa equipa tentou vários métodos para remover a tinta, que acreditamos ser tinta de cabelo, com sucesso limitado. Devido ao forte odor, estamos preocupados com a saúde respiratória do animal. As aves são muito sensíveis a determinados gases e este pombo tem estado a viver quase dentro de uma nuvem”, diziam.

A organização referia que o animal estava “muito fraco” e com dificuldades em alimentar-se, devido ao facto das toxinas da tinta se terem infiltrado no sistema digestivo. Mas que, ainda assim, acreditavam na sua recuperação.

Leia agora
Mulher detida por torcer pescoço a gaivota em Lisboa [vídeo]
Uma mulher foi detida no Cais do Sodré por maus-tratos a uma gaivota (… continue a ler aqui)

Fotos: Lenstravelier no Unsplash e reprodução Instagram Wild Bird Fund 

Impala Instagram


RELACIONADOS