Morreu o padeiro que distribuía comida pelos refugiados

Dionisis Avranitakis ficou conhecido na Grécia por distribuir pães de graça aos refugiados que chegavam à Grécia. O padeiro morreu este domingo aos 77 anos.

Morreu o padeiro que distribuía comida pelos refugiados

Dionisis Avranitakis é padeiro e ficou conhecido por distribuir comida pelos refugiados que chegavam à ilha grega Kos. Morreu este domingo, 17 de fevereiro, aos 77 anos.

O ‘El Mundo’ conta que o padeiro cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam à ilha. Agiu mesmo antes do Governo arranjar uma solução para esta realidade.

Em plena crise humanitária, o trabalho de Avranitakis valeu-lhe o Prémio Sociedade Civil 2016 do Comité Económico e Social Europeu.

O homem não passou despercebido ao presidente da Comissão Europeia que chegou a referi-lo como um exemplo. Jean-Claude Juncker afirmou, num debate sobre o Estado da União, que «a Europa é o padeiro de Kos, que oferece o seu pão para aliviar a fome dos refugiados».

Esta realidade era familiar para o padeiro. Dionisis e a sua família deixou Esmirna, em 1992, depois da invasão turca, que deslocou um milhão de gregos da cidade.

Mais de 60 mil refugiados na ilha grega

Kos foi uma das ilhas mais afetadas pela crise dos refugiados, que teve início em 2015. A agência da ONU para Refugiados revela que, em maio de 2018, o número de refugiados e migrantes na Grécia era mais de 60 mil.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Dá à luz 7 gémeos de parto natural

Impala Instagram


RELACIONADOS