Morreu o marinheiro luso-descendente do beijo icónico em Times Square

George Mendonsa, o marinheiro filho de pais portugueses, que protagonizou a famosa fotografia a beijar uma enfermeira, em Times Square, morreu este domingo, aos 95 anos.

Morreu o marinheiro luso-descendente do beijo icónico em Times Square

George Mendonsa ficou conhecido pelo icónica fotografia a beijar uma enfermeira, em Times Square, Nova Iorque, a 14 de agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial. O marinheiro, filho de pais portugueses, morreu este domingo, 17 de fevereiro, aos 95 anos.

A filha de Mendonsa revela ao Providence Journal que o homem caiu num centro de dia, em Middletown, tendo uma paragem cardíaca.

George Mendonsa faria 96 anos esta terça-feira. «Ele estava muito orgulhoso do seu serviço, da fotografia e do que ela representava. Durante muitos anos, foi uma parte importante da sua vida», referiu a filha, Sharon Molleur à NBC News. O marinheiro deixa a mulher de 70 anos e dois filhos.

George Mendonsa não conhecia a enfermeira que beijou em Times Square

A 14 de agosto de 1945, é anunciada a rendição e consequentemente o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse momento, George Mendonsa agarra uma enfermeira pela cintura e beija-a em plena Times Square. O gesto, fotografado por Alfred Eisenstaedt, correu mundo, 35 anos depois, quando foi publicado na revista ‘Life’, em 1980. Só assim é que os protagonistas da imagem descobriram que tinham sido fotografados pelo fotojornalista.

Com a fama, surgiram as primeiras polémicas. Várias pessoas identificaram-se como os protagonistas da fotografias, mas o marinheiro sempre garantiu ser ele na imagem. Uma professora de história chegou a realizar uma investigação, onde aponta George Mendonsa e a austríaca greta Friedman como o casal mais provável.

Os protagonistas de uma das fotografias mais icónicas do século XX não se conheciam no momento do beijo. Greta, que morreu em 2016, era assistente de um dentista e terá ido à Times Square para confirmar as notícias do fim da guerra. Mendonsa encontrava-se na avenida para um encontro com Rita Petrie, que surge na imagem, atrás do casal, e que viria a ser a esposa do marinheiro. A futura mulher viu o marinheiro dar um beijo a uma desconhecida no primeiro encontro, mas, garantiu, não ficou chateada: «Eu estava lá ao fundo, a sorrir como uma tonta. Não me importei».

Fotografia leva a acusações de assédio sexual

O momento da fotografia levou a acusações de assédio sexual. Os protagonistas esclareceram que não passou de um momento de extrema alegria com a vitória dos EUA.

«Aquele homem chegou, agarrou-me e deu-me um beijo. Era apenas alguém a festejar muito. Não foi algo romântico», disse, em 2005, Greta Friedman.

«Estava entusiasmado com o fim da guerra, além de que já tinha bebido uns copos. Quando vi a enfermeira, agarrei-a e beijei-a», disse o marinheiro na mesma altura.

LEIA MAIS
Médico julgado por morte de jovem
Previsão do tempo para quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Impala Instagram


RELACIONADOS