Morre de ataque cardíaco ao saber que escapou à pena de morte

Akbar tinha acabado de saber que escapara à pena de morte quando subitamente sofreu um ataque cardíaco. Uma hora depois foi declarado o óbito.

Morre de ataque cardíaco ao saber que escapou à pena de morte

Um iraniano, condenado por homicídio, morreu em tribunal segundos depois de conhecer o resultado do recurso da sentença. De acordo com a imprensa do Irão, Akbar tinha acabado de saber que escapara à pena de morte, sendo imediatamente libertado, quando subitamente sofreu um ataque cardíaco, que se revelou fatal. Ainda foi levado para o hospital, onde foi sujeito a manobras de reanimação, mas  o óbito foi declarado uma hora após dar entrada no hospital.

Akbar havia sido condenado por ter sido cúmplice num homicídio cometido em 2004. O principal responsável tinha já sido executado mas Akbar conseguiu recorrer da sentença. Durante o decorrer do processo na justiça, de acordo com a família, desenvolveu várias doenças do foro mental na prisão, situação que terá contribuído para o desfecho trágico. Os relatórios médicos indicam que o malogrado prisioneiro ficava extremamente nervoso sempre que alguém falava no altifalante, com receio de que fosse o anúncio de que chegara a sua hora de ser executado.

Crimes puníveis com pena de morte

São vários os crimes puníveis com pena de morte no Irão, incluindo homicídio, violação, abuso sexual de menores, homossexualidade, tráfico de droga, assalto à mão armada e conspiração para derrubar o regime islâmico. Acredita-se que o país execute a maioria das pessoas per capita, com o Monitor dos Direitos Humanos do Irão, 365 prisioneiros foram executados em 2021, ou seja, uma pessoa por dia. A verdade é que o número deve ser superior uma vez que, de acordo com esta organização, o governo realiza a maioria das execuções de forma privada e secreta.

LEIA AINDA
Maltratada pelo 112 ao pedir socorro para a filha inanimada no chão

Impala Instagram


RELACIONADOS