O momento do colapso da barragem do Brumadinho [vídeo]

Vídeos mostram o momento do colapso da barragem do Brumadinho que provocou tragédia no Brasil. Uma semana depois, registam-se 110 mortos.

Novos vídeos divulgados revelam o momento em que a barragem do Brumadinho , no Brasil, colapsa. As imagens captadas mostram uma onda de lama a invadir aquela localidade do estado de Minas Gerais. A tragédia ocorreu na passada sexta-feira, 25 de janeiro.

Os vídeos mostram a parte inferior do reservatório a ceder, libertando uma avalanche devastadora. Toda a área de mineração a seguir à barragem ficou completamente submersa por um mar de lama que se arrastou por quilómetros. Prédios da empresa que fazia os trabalhos, máquinas, vagões de comboio, pontes, casas e carros ficaram totalmente destruídos.

Já foram confirmados pelo menos 110 mortos. Mais de 200 pessoas continuam desaparecidas.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o colapso destruiu cerca de 269,84 hectares de mata, o equivalente a cerca de 378 campos de futebol. Esta tragédia já foi considerada pela Organização Internacional do Trabalho como o pior desastre mundial numa barragem nos últimos dez anos.

Uma semana depois do colapso da barragem, foi realizada uma homenagem às vítimas com o lançamento de pétalas sobre o terreno.

Cinco engenheiros detidos

Cinco engenheiros que atestaram a segurança da barragem da Vale, em Brumadinho, foram detidos esta terça-feira, dia 29 de janeiro, avança a Globo.

Os técnicos vão ficar em prisão preventiva com validade de 30 dias. Os mandados de prisão foram emitidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais no domingo.

LEIA MAIS
Identificados 286 padres que abusaram sexualmente de menores
Previsão do tempo para sábado, 2 de fevereiro de 2019

Impala Instagram


RELACIONADOS