Mito ou verdade? Pássaros explodem quando comem arroz

Há uma crença que os pássaros podem morrer se comerem arroz, que incha quando é misturado com água e faz os animais explodir. Será verdade? Um investigar fez o teste.

Mito ou verdade? Pássaros explodem quando comem arroz

Há uma crença que diz que os pássaros não podem comer arroz porque este irá inchar nos seus estômagos e fazê-los explodir. Com base neste mito, em 1985, uma legisladora no estado norte-americano do Connecticut quis proibir as pessoas de atirarem arroz cru nos casamentos de forma a evitar que as aves comessem os grãos, alegando que vários padres lhe haviam dito que, após as cerimónias, encontravam muitos pássaros mortos no chão “envenenados” pelo arroz.

Leia depois
Idade canina é mito? Eis a verdadeira idade de Bobi
Se o recorde de 30 anos – ‘humanos’ – do cão mais velho do mundo é a notícia de longevidade canina mais curiosa dos últimos dias, a verdadeira idade de Bobi – em ‘anos de cão’ – não é tão surpreendente quanto isso (… continue  ler aqui)

Mas seria verdade? Na altura, vários ornitólogos desmentiram o mito. “Tenho 50 anos de experiência profissional como ornitólogo e nunca ouvi coisa parecida”, afirmou Roland C. Clement, presidente da Associação Ornitóloga do Connecticut.

No entanto, as crenças populares não desaparecem com tanta facilidade e perduram anos, atravessando gerações. Um professor de Biologia da Universidade do Kentucky (EUA) perguntou a 600 alunos se acreditavam no mito e cerca de metade disse que sim. Um dos estudantes chegou a afirmar ter visto um pássaro a explodir, relata o IFLScience.

O jovem disse que a “sua avó dava frequentemente arroz às galinhas para as matar e disse ter visto pessoalmente algumas delas explodir após comerem arroz e beberem água”, escreveu o autor James J. Krupa.

“Nenhum pássaro se engasgou até à morte, explodiu ou morreu”

Perante isto, o professor decidiu fazer com os alunos experiências para acabar com o mistério. Primeiro, os estudantes testaram a expansão de diferentes grãos de arroz quando são expostos a água. Os resultados mostraram que o arroz de jasmim expandia cerca de 33% enquanto que as sementes que os pássaros comem geralmente expandem, em média, 40%. Apenas o arroz integral instantâneo expandia mais do que as sementes, chegando aos 170%.

Depois, o professor permitiu que os seus pombos apenas comessem arroz instantâneo e água durante um período de 12 horas, de forma a determinar se os pássaros comeriam espontaneamente quantidades suficientes daquele alimento que os levasse a explodir.

“Nenhum pássaro se engasgou até à morte, explodiu ou morreu. Nenhum pássaro regurgitou água ou arroz. Nenhum pássaro mostrou sinais de stress. O bando continuou a comer o arroz durante o resto do dia sem problemas”, concluiu o cientista.

Foto de Joshua J. Cotten na Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS