As maiores missões espaciais que vão ser realizadas este ano

2022 foi um ano em que muitas coisas aconteceram a nível espacial, mas 2023 não vai ficar atrás.

As maiores missões espaciais que vão ser realizadas este ano

2022 foi um ano em que muitas coisas aconteceram a nível espacial, mas 2023 não vai ficar atrás. O lançamento do Telescópio Espacial James Webb, avanços na exploração do espaço, a colisão da nave Dart com um asteroide foram algumas delas. No ano passado também foram planeadas várias missões para a exploração espacial nos próximos anos e que deverão ser colocadas em prática já este ano.

São estas as maiores missões previstas para 2023

Regresso das amostras do asteroide Bennu

Uma missão da NASA chamada de OSIRIS-REx, em outrubro de 2020, capturou amostras do asteroide Bennu para trazê-las de volta ao planeta Terra. As análises das amostras devem mostrar aos cientistas diversas informações importantes sobre o passado espacial bem como o desenvolvimento do sistema solar. Prevê-se a sonda regresse à Terra a 23 de setembro de 2023.

Viagens para o espaço feitas pela SpaceX e pela Boeing

Para a SpaceX, já não é novidade lançar pessoas ao espaço. O primeiro lançamento tripulado da empresa aconteceu em 2020. Em fevereiro de 2023, a empresa completa o seu sexto lançamento para o Programa de Tripulação Comercial (CPP) da NASA.

A Boeing fará então o seu primeiro voo tripulado para o espaço, que deve acontecer a bordo da nave Starliner. O voo também faz parte do CCP e está previsto acontecer no mês de abril sendo assim o seu o último voo como teste. Este voo irá decidir se a Boeing fará ou não voos regulares.

Viagem à Lua

A China enviou, em 2022, missões para a Lua. Mas em 2023, outros países, como a Índia, vão entrar na corrida com o envio da nave Chandrayaan 3 para o satélite natural. Em 2019, a missão Chandrayaan-2 não foi bem sucedida e agora os indianos querem atingir o fim.

Os russos também pretender voltar à Lua. Com a Luna 25, os russos tencionam pousar nas proximidades da cratera Boguslawsky para estudar a exosfera polar do satélite.

Também estão previstas duas missões dos Estados Unidos que devem acontecer nos primeiros meses do ano: o Nova-C da empresa Intuitive Machines e o Peregrine Lunar Lander, da Astrobotic Technology.

Europa à vista

Em abril de 2023, a Agência Espacial Europeia pretende lançar o JUICE. Esta sonda entrará na órbita de Júpiter apenas em 2031 e possui como alvos de estudo as três grandes luas de Júpiter: Europa, Ganimedes e Calisto. Esta missão deverá marcar a primeira vez que uma nave orbita uma lua que não a nossa.

Starship em órbita

Outro dos projetos da SpaceX é a Starship, uma nave gigante que fará o rápido transporte de pessoas entre pontos distantes do planta Terra levando também cargas enormes para Marte. Poderá transportar também cargas maiores para a órbita da Terra e para a Lua. A Starship será a maior nave da história, superando o tamanho do Saturn V, o foguete que levou o ser humano para a Lua nas missões Apollo.

Deverá ser lançada em meados de 2023.

Para ler depois
Carnaval faz bem ao cérebro. Entenda porquê
O Carnaval é para muitos a festa mais desejada do ano pois proporciona momentos de muita diversão e alegria (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS