Míssil provoca violenta explosão junto ao aeroporto de Cabul [vídeos]

Há relatos de uma violenta explosão perto do aeroporto de Cabul, em circunstâncias que ainda não são claras.

Míssil provoca violenta explosão junto ao aeroporto de Cabul [vídeos]

Há relatos de uma violenta explosão perto do aeroporto de Cabul, em circunstâncias que ainda não são claras. Os primeiros relatos, ainda não confirmados, apontam para um míssil que caiu numa casa, não muito longe do aeroporto. Uma correspondente da Al Jazeera dá conta de que uma criança morreu e que existem pelo menos três feridos.

De acordo com a Associated Press, que cita um porta-voz dos talibãs, o ataque aéreo norte-americano teve como alvo um bombista suicida que se preparava para atacar o aeroporto de Cabul. O ministério da saúde afegão disse à BBC que a “forte explosão” foi provocada por um rocket que atingiu um edifício residencial perto do Aeroporto.

Joe Biden anteviu novo ataque no aeroporto

As autoridades norte-americanas garantiram que as suas forças militares estão a tomar todas as precauções possíveis no aeroporto, uma vez que se receia que o grupo Estado Islâmico repita atentados como o que na quinta-feira passada matou pelo menos 170 pessoas, entre as quais 13 soldados norte-americanos.

Os mortos norte-americanos, cujas identidades foram hoje reveladas, tinham entre 20 e 31 anos. Onze eram fuzileiros, um da Marinha e outro do Exército. Todos eram crianças quando os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em 2001 para evitar que o regime talibã, então no poder, continuasse a albergar terroristas.

O general norte-americano Hank Taylor revelou hoje no Pentágono que um ataque de ‘drone’ norte-americano matou dois responsáveis do ramo afegão do grupo terrorista Estado Islâmico responsável pelo atentado de quinta-feira, que fez também 150 feridos. O atentado foi levado a cabo por um homem envergando um colete com explosivos ao passar nos controlos de segurança de acesso ao aeroporto de Cabul, o chamado Portão Abbey, onde se acumulavam milhares de pessoas com a esperança de poder fugir dos talibãs num voo norte-americano.

Impala Instagram


RELACIONADOS