Miss iraniana vive no aeroporto de Manila porque tem medo de ser morta

Bahareh Zare Bahari acredita que Teerão a quer silenciar.

Miss iraniana vive no aeroporto de Manila porque tem medo de ser morta

Bahareh Zare Bahari, iraniana concorrente no concurso de beleza Miss Intercontinental em Manila, está a viver no aeroporto da capital das Filipinas há duas semanas. A mulher pede asilo porque tem receio de ser morta se voltar ao Irão.

LEIA DEPOIS

Advogada de Rosa Grilo acredita «na absolvição» de viúva de triatleta

A modelo vive nas Filipinas desde 2014, mas corre o risco de ser deportada porque existe um mandado de detenção em seu nome na Interpol.  Departamento de Imigração das Filipinas informou sobre a existência do mandado, mas não sobre o país que o emitiu.

«Eu vivo aqui desde 2014 e nunca mais voltei ao Irão. Eu expliquei várias vezes, como posso ser alvo de um caso criminal no Irão se eu vivo aqui?», afirmou Bahareh Zare Bahar em entrevista à CNN.

Miss diz ter-se tornado alvo devido ao seu ativismo

A Miss revelou também que se trata de uma tentativa de silenciamento por parte de Teerão devido à sua posição relativamente às autoridades governamentais. Bahareh Zare Bahar é apoiante de Reza Pahlavi, filho do xá do Irão derrubado na revolução de 1979.

A mulher acredita que se tornou alvo do governo de Teerão devido ao seu ativismo. No Irão, tornou-se professora para ensinar as raparigas de que «não são coisas, não são brinquedos, são humanas e têm os mesmos direitos que os rapazes». Bahar está a viver no espaço para passageiros no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Manila desde que chegou do Dubai, há 12 dias.

LEIA MAIS

Prima de Rosa Grilo recorda episódio de violência do triatleta

Previsão do tempo para quarta-feira, 30 de outubro

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS