Como mais de 1 milhão de pessoas são enganadas todos os dias por uma boneca

Lil Miquela é uma influenciadora digital que conta com 1,2 milhões de seguidores no Instagram. A revelação foi feita este ano: a modelo não é real.

A realidade e a ficção são cada vez mais difíceis de distinguir. Lil Miquela tornou-se um fenómeno no Instagram. A boneca modelo ganhou fama e 1,5 milhões de seguidores. No entanto, a modelo não é real e foi criada por uma pequena empresa de inteligência artificial na Califórnia.

LEIA MAIS: Desapareceu o cientista que criou os primeiros bebés geneticamente modificados

Os utilizadores já se questionavam se por detrás das imagens de Lil existia uma pessoa de carne e osso. O estilo com que se apresentava era sempre idêntico: cabelo apanhado e um rosto que se assemelhava um desenhado animado da Pixar.

As fotos que publicava eram sempre com roupas de marcas de luxo e em eventos sociais. Com o sucesso que alcançou vieram também as parcerias com nomes da alta costura. Protagonizou também algumas campanhas contra o racismo e a homofobia.

No entanto, nem a boneca digital está a salvo dos ataques piratas. Em abril deste ano, alguém eliminou todas as fotografias da conta de Instagram da modelo. A substituí-la surgiu uma jovem loira, fã de Donald Trump, que ameaçava tomar o controlo da conta, caso a jovem não assumisse a verdade.

A empresa Brud, responsável pela criação da influenciadora, revelou a sua identidade. Afinal atrás das imagens de Miquela não estava uma jovem de 19 anos, mas um sistema de inteligência artificial criado por seis pessoas.

«Na nossa ingenuidade, apresentámos a consciência da Miquela como sendo baseada numa pessoa real», lê-se, num comunicado da Brud, que pede desculpa por omitir a verdade. «Memórias da família e do passado foram apresentados como pedaços da sua vida humana. Mas esta pessoa é uma fabricação da nossa equipa.»

LEIA MAIS: Previsão do tempo para o fim de semana de 8 e 9 de dezembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

 

 

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS