México: Queda de avião com 101 pessoas a bordo causa 80 vítimas [fotos e vídeo]

Um avião de passageiros da companhia Aeroméxico despenhou-se nas imediações do Aeroporto em Durango, no norte do México, com 97 passageiros e quatro tripulantes a bordo.

Um avião de passageiros da companhia Aeroméxico despenhou-se na noite desta terça-feira nas imediações do Aeroporto Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México, com 97 passageiros e quatro tripulantes a bordo, noticiou a AFP. Há 80 feridos, 12 em estado crítico.

Os números de passageiros e membros da tripulação foram adiantados pelo ministro mexicanos dos Transportes, Gerardo Ruiz Esparza, na sua conta na rede social Twitter, citada pela agência AFP.

Um correspondente da AFP no local viu o avião envolto numa nuvem de fumo e os passageiros a sair a pé do aparelho, alguns com ferimentos ligeiros visíveis.

O aparelho, que fazia a rota entre Durango e a Cidade do México, despenhou-se às 16.00 horas locais (22.00 de Lisboa), momentos depois de levantar com 97 passageiros e quatro tripulantes.

As primeiras imagens difundidas nas redes sociais e meios de comunicação social mostram um avião no solo, com a cabine parcialmente consumida por um incêndio, descreveu a AFP.

De acordo com a Proteção Civil daquele Estado mexicano, o avião ter-se-á despenhado pouco depois da descolagem e tinha como destino a Cidade do México, adiantou a agência Efe.

“A Aeroméxico teve conhecimento de um acidente em Durango e estamos a trabalhar para verificar a informação e obter pormenores. Siga os nossos canais oficiais de comunicação para maior informação”, comunicou a companhia aérea na sua conta oficial na rede social Twitter.

LEIA MAIS: Avião obrigado a aterrar de emergência em Faro devido a mau cheiro de passageiro

Por seu lado, o governador de Durango, José Aispuro, disse que pediu às forças de segurança e emergência que “acorram ao lamentável acidente”.

O avião envolvido no acidente é um Embraer 190 com capacidade para 100 pessoas, adianta ainda a Associated Press.

O porta-voz da Secretaria de Saúde do Estado de Durango, Fernando Ros, informou o acidente provocou 80 feridos, entre as 101 pessoas que estavam no aparelho.

Apesar de o governador do Estado de Durango, José Aispuro, ter afastado, via rede social Twitter, a existência de vítimas mortais, o secretário (ministro) das Comunicações e dos Transportes do México, Gerardo Ruiz Esparza, disse à imprensa que só podia confirmar o resgate de 52 pessoas com vida.

Equipas de emergência e segurança acorreram ao local, uma zona árida próxima do Aeroporto Guadalupe Victoria, de Durango.

Meios de comunicação locais indicaram que alguns passageiros puderam sair do avião pelo próprio pé.

O Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, indicou, via Twitter, que ordenou às secretarias (ministérios) da Defesa, Governo, Comunicações e Transportes que colaborem na gestão do acidente.

As primeiras imagens difundidas nas redes sociais e meios de comunicação social mostram um avião no solo, com a cabine parcialmente consumida por um incêndio, descreveu a agência noticiosa AFP.

“A Aeroméxico teve conhecimento de um acidente em Durango e estamos a trabalhar para verificar a informação e obter pormenores. Siga os nossos canais oficiais de comunicação para maior informação”, comunicou a companhia aérea na sua conta oficial na rede social Twitter.

Veja o vídeo:

O avião envolvido no acidente é um Embraer 190 com capacidade para 100 pessoas, adiantou a agência noticiosa AP.

José Aispuro afirmou que todos os ocupantes do avião da Aeromexico escaparam vivos, mas que 49 pessoas foram obrigadas a receber tratamento hospitalar, apresentando ferimentos ligeiros.

Aispuro adiantou que o piloto e um outro tripulante tinham sofrido ferimentos graves.

“Felizmente, agora encontrámos todos os 103, agora sabemos onde cada um está e isso dá-nos muita tranquilidade”, acrescentou.

O diretor da agência de defesa civil da cidade de Durango, Israel Solano Mejia, disse à Foro TV que o avião “levantou do chão, mas caiu de nariz” a apenas algumas centenas de metros do fim da pista.

“A maioria dos passageiros deixou o avião pelo seu próprio pé”, revelou Mejia.

O governo federal tinha inicialmente informado que estavam 101 pessoas no avião, 97 passageiros e quatro tripulantes, mas mais tarde o governador corrigiu este dado, explicando que dois menores não tinham sido incluídos no primeiro registo.

O governador referiu que uma rajada de vento atingiu o avião pouco depois de descolar, fazendo com que a aeronave perdesse velocidade e atingisse o solo com a asa esquerda, atingindo ambos os motores.

O avião imobilizou-se na posição horizontal, o que permitiu que as saídas de emergência laterais fossem utilizadas e que todos os passageiros e tripulantes pudessem escapar antes do incêndio que deflagrou no seu interior.

O sítio na internet Planespotters.net disse que o Embraer 190, de médio alcance e fabricado no Brasil, tinha cerca de 10 anos de idade e já tinha pertencido a outras duas companhias aéreas antes de integrar a frota da Aeromexico.

LEIA MAIS: Barbeiro vinga-se com estilo de uma criança que lhe pregou uma partida [vídeo]

Fotos e vídeo: Reprodução Instagram

 

Impala Instagram


RELACIONADOS