Menino levado pela mãe para o Estado Islâmico volta agora para casa

Um menino albanês que foi levado pela mãe para a Síria quando ela se juntou ao grupo terrorista Estado Islâmico e que ficou órfão e sozinho num campo de refugiados volta hoje para casa do pai, em Itália.

Menino levado pela mãe para o Estado Islâmico volta agora para casa

Um menino albanês que foi levado pela mãe para a Síria quando ela se juntou ao grupo terrorista Estado Islâmico e que ficou órfão e sozinho num campo de refugiados volta hoje para casa do pai, em Itália.

LEIA DEPOIS

Previsão do tempo para quinta-feira, 7 de novembro

Alvin Berisha foi sequestrado e levado pela sua mãe para a Síria em 2014, quando tinha 6 anos, e acabou por ficar órfão e perdido num dos muitos campos de refugiados no país, explicou a polícia italiana. O menino foi alvo de uma “operação complexa” e “sem precedentes” da polícia, tendo sido localizado e estando hoje prestes a chegar a casa, em Itália.

Atualmente com 11 anos, Alvin vai voltar a viver com o seu pai, Afrimm Berisha, um albanês residente em Itália há vários anos e que nunca parou de o procurar. A busca levou a polícia ao campo de refugiados controlado pelos curdos Al Hol, na Síria, onde vivem cerca de 70.000 pessoas, a maioria das quais mulheres e filhos de combatentes do Estado Islâmico mortos ou presos.

Segundo a polícia explicou em comunicado, tudo começou quando um mandado de prisão internacional foi emitido contra Valbona Berisha, a mãe do menino, por sequestro de um menor de idade, e se ficou a saber que ela tinha morrido durante um combate na Síria.

As fontes da polícia acreditavam, no entanto, que Alvin estivesse na chamada “área de órfãos” do campo de Al Hol.

A identidade da criança foi confirmada através de comparações de fisionomia e devido a uma malformação na orelha direita que o pai tinha comunicado.

Em 10 de setembro, a pedido do Ministério Público de Milão, foi emitida uma ordem internacional pela Interpol para localizar e levar o menino para Itália, para ser testemunha numa investigação sobre terrorismo.

A polícia explicou, no mesmo comunicado, que iniciou na altura um “delicado jogo de xadrez” entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros de Itália e da Albânia com vista a obter os documentos necessários para que a criança, de nacionalidade albanesa, pudesse chegar ao Líbano e partir dali para Itália.

Ao mesmo tempo, foi solicitada a ajuda da Cruz Vermelha Internacional e do Crescente Vermelho para localizar o menino e levá-lo ao Líbano, “atravessando um território em guerra”. Na fronteira com o Líbano, esperavam-no a polícia italiana e uma delegação do Governo albanês, que levaram Alvin Berisha para a embaixada italiana em Beirute, de onde partirá, nas próximas horas, para a sua casa em Barzago, Génova.

O pai da criança já tinha contado a sua história no programa “Le Iene”, transmitido na televisão italiana, “que o levou ao campo de refugiados na Síria, onde estava Alvin”.

O menino, que não consegue andar bem devido a ferimentos sofridos na explosão que matou a sua mãe, abraçou o pai entre lágrimas, mas não conseguiu abandonar de imediato o acampamento por razões burocráticas.

Alvin é uma das cerca de 29.000 crianças – a maioria das quais menores de 12 anos — que são filhas de combatentes estrangeiros presos na Síria e foram parar a campos de refugiados, segundo a Unicef.

Destes, cerca de 20.000 são do Iraque e mais de 9.000 são de outros 60 países, sendo que se acredita haver mais um milhar de crianças nas mesmas condições no Iraque.

LEIA MAIS

Idoso de 82 anos abusou sexualmente da neta da companheira

Seleção. A lista de convocados de Fernando Santos

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS