A história do menino com cancro que pediu desculpa à mãe antes de morrer

«O meu melhor amigo, meu mundo, Charlie, respirou pela última vez», escreveu a mãe horas depois do filho morrer. O menino sofria de cancro no fígado.

Numa das últimas conversas com a mãe, Charlie Proctor pediu desculpa à mãe. «Mãe, lamento muito.» O menino foi diagnosticado com cancro no fígado há dois anos. A partir do momento do diagnóstico, os pais fizeram uma angariação de fundos cujo objetivo era chegar aos 900 mil euros para uma cirurgia nos Estados Unidos. A cantora Pink chegou a doar quase 12 mil euros para ajudar a criança. Apesar de todos os esforços, o menino acabou por morrer na sexta-feira, 9 de novembro.

O diagnóstico

Charlie nasceu em Accrington, Lancashire (Reino Unido) a 24 de abril de 2013. Com apenas 3 anos, o menino foi diagnosticado com um tumor no fígado. Também conhecido por Hepatoblastoma, trata-se de um tumor muito raro que afeta sobretudo crianças até aos 3 anos. Durante dois anos, Charlie foi submetido a vários tratamentos, mas nada foi capaz de fazer com que a doença entrasse em remissão.

LEIA MAIS: 8 alimentos que ajudam a prevenir o cancro

Neste Verão, a condição do menino piorou drasticamente. «Charlie tem apenas duas semanas para respirar, 14 dias para ver o mundo, 336 horas para passar com a sua irmãzinha, a irmãzinha que ele não vai conseguir ver crescer», escreveu a mãe, na página de Facebook Charlie’s Chapter.

Os últimos momentos

No dia 9 de novembro, horas antes de morrer, os pais do menino partilharam a última fotografia de Charlie. «À medida que os dias passam, ele deteriora-se cada vez mais. Já não parece o Charlie. Está tão magro, consigo ver e sentir cada osso do seu corpo minúsculo, o seu rosto a afundar, os seus olhos revirados. Para onde foi o meu bebé robusto?»

 

«Hoje ele tem estado muito agitado, querendo deitar-se, sentar-se, deitar na cama, depois no puff, depois no sofá, e assim por diante. A certa altura, o Charlie virou-se para mim e disse com uma voz baixa e ofegante: «Mãe, lamento muito». Ele arrependeu-se porque precisava de mudar de posição de novo, por isso sentiu que precisava de pedir desculpa.»

A mãe da criança descreve o que sente ao ver o seu filho a lutar contra um cancro. “Nenhuma criança deve sentir as emoções que Charlie está a sentir. Nenhuma criança. Nenhum pai deve ficar a ver o filho partir devagar”.

Horas depois de publicar a fotografia, o menino acabou por partir. «Ontem à noite, às 23h14, o meu melhor amigo, o meu mundo, Charlie, deu o seu últimos suspiro. Adormeceu pacificamente abraçado nos meus braços e com os braços do pai em volta de nós. Os nossos corações estão a doer. O mundo perdeu um miúdo incrível» escreveu a mãe.

LEIA MAIS: As 6 coisas mais perigosas que anda a comer todos os dias

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS