Menina de 7 anos diagnosticada com cancro da mama

“Um caso em 400 milhões”, é assim que o caso da pequena Maura é definido.

Menina de 7 anos diagnosticada com cancro da mama

Maura Muñoz, de sete anos, precisou de retirar uma mama – que mal se tinha desenvolvido – aos seis anos, quando descobriu que estava com cancro da mama. A mãe da menina, Patricia Muñoz, estranhou ao encontrar um pequeno caroço no mamilo da filha. Explica que percebeu a alteração logo depois da menina tomar banho. “Depois de a secar e passar-lhe creme, notei que ela tinha um [caroço como um] feijãozinho no mamilo.

Para ler depois
Menina de 6 anos derrota cancro e celebra com vídeo que está a correr o mundo
Aquele que é conhecido como o “baile do TikTok” é já uma tradição para a última sessão de quimioterapia e momento de celebração de menina de seis anos que derrotou o cancro está a correr o mundo. (… continue a ler aqui)

O médico disse-me que o que a Maura tinha não era normal, que se eu esperasse muito iria crescer. Mas nunca me disse que poderia chegar a isto. Isso foi em agosto e, em setembro [de 2022], descobrimos que Maura tinha cancro)”, disse a mãe em entrevista ao programa 24horas, da Televisão Nacional de Chile.

“Um caso em 400 milhões”

De acordo o oncologista pediátrico, Francisco Barriga, cancro é extremamente raro entre crianças e adolescentes. “Pensei que iria morrer sem ver um cancro da mama numa criança com menos de 10 anos”, afirmou. Maura precisou passar por uma cirurgia para retirar a mama. “A minha filha está mutilada e essa é a dor que tenho”, lamenta a mãe “A única coisa que ela me disse quando a levei ao oncologista é que não queria ficar careca, mas, além disso, não entende que não tem a mama”, acrescenta.

“A nível mundial não existe nenhum caso parecido com o de Maura. O único caso de que há registo é de uma menina nos Estados Unidos em que lhe detectaram um cancro parecido aos 10 anos e é um caso em 200 milhões, o de Maura pode ser um em 400 milhões”, destaca o presidente da Associação Chilena de Pacientes Oncológicos, Felipe Tagle.
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS