Médico que burlou SNS em mais de um milhão de euros com pena reduzida e suspensa

Tribunal de Relação do Porto reduziu a pena de seis anos e meio de prisão efetiva aplicada a Abílio Pinto para cinco com pena suspensa.

Médico que burlou SNS em mais de um milhão de euros com pena reduzida e suspensa

O Tribunal da Relação do Porto reduziu para cinco anos e suspendeu a pena do médico Abílio Pinto, que fora condenado pelo Tribunal do Porto a seis anos e meio de prisão efetiva, no julgamento de uma fraude de 1.3 milhões ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Quanto à farmacêutica da Póvoa de Lanhoso Maria Rebelo, os juízes mantiveram-lhe a pena de prisão efetiva de seis anos e meio e a multa de 70 mil euros. O médico Abílio Pinto fica em liberdade, na condição de entregar a quantia de 190 mil euros ao SNS, a que acresce o pagamento (solidário) de 329 mil euros de um total de 1.36 milhões, cabendo a restante parcela, cerca de um milhão, à farmacêutica. O tribunal de primeira instância considerara este clínico como “braço-direito” da farmacêutica.

Há mais quatro médicos envolvidos

O acórdão mantém as penas suspensas de outros quatro médicos, entre dois anos e meio e dois anos, e desobriga-os de comparticiparem no pagamento ao Estado da quantia acima descrita. Podem também continuar a exercer a profissão, ao contrário dos dois principais arguidos, condenados por burla qualificada, falsificação de documento, corrupção passiva e falsidade informática.

Ao JN, João Magalhães, advogado de um daqueles quatro médicos, disse que a decisão foi justa, ao desobrigá-los do pagamento de 1,3 milhões, porque eles não usufruíram do dinheiro. Segundo a acusação, os médicos arguidos emitiram receitas fraudulentas, por não corresponderem a qualquer prescrição real, usando dados dos seus pacientes ou de clientes das farmácias. Nas receitas, prescreviam medicamentos caros e com elevada taxa de comparticipação do SNS.

LEIA AINDA
Farmacêutico tenta burlar Estado em um milhão
Farmacêutico tenta burlar Estado em um milhão de euros
Farmacêutico introduziu no sistema mais de 50 mil medicamentos que não vendeu para receber taxa de comparticipação. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS