Aprovado primeiro medicamento para tratar a depressão pós parto

As autoridades norte-americanas aprovaram o primeiro medicamento para o tratamento da depressão pós-parto, uma doença que afeta mais de 400 mil mulheres no Estados Unidos.

Aprovado primeiro medicamento para tratar a depressão pós parto

A Autoridade Alimentar e do Medicamento [FDA] dos Estados Unidos aprovou o primeiro medicamento para o tratamento da depressão pós-parto, uma doença que afeta mais de 400 mil mulheres norte-americanas.

A substância de base do Zulresso é produzida pela Sage Therapeutics e o tratamento, cujo custo está estimado entre os 17600 euros e os 30800 euros, é efetuado via intravenosa durante 60 horas. A eficácia do medicamento foi testada com sucesso em dois estudos clínicos diferentes, realizados em pacientes que sofriam de depressão pós-parto severa e moderada, segundo avança a FDA em comunicado. As pacientes tomaram o medicamento e depois foram observadas por um período de quatro semanas. Os investigadores constataram melhorias no quadro depressivo.

O medicamento vai ficar disponível em junho e apenas para pacientes de um programa restrito de saúde nos Estados Unidos. Atualmente, a depressão pós-parto é tratada com recurso a antidepressivos e psicoterapia, mas os efeitos são tardios e só se notam quatro a oito semanas do tratamento. Enquanto este medicamento tem um efeito rápido.

«A depressão pós-parto é uma condição séria que, quando grave, pode ser fatal. As mulheres podem ter pensamentos no sentido de se magoarem ou prejudicarem o filho. A depressão pós-parto também pode interferir no vínculo materno-infantil. [Este anúncio] marca a primeira vez que uma droga foi especificamente aprovada para tratar a depressão pós-parto, fornecendo uma importante nova opção de tratamento», afirma Tiffany Farchione, diretora interina da Divisão de Produtos de Psiquiatria do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA.

LEIA MAIS
Fotos em Auschwitz? Museu pede a visitantes para que não o façam
Previsão do tempo para sábado, 23 de março

Impala Instagram


RELACIONADOS