GNR apreende duas toneladas de sardinha e biqueirão por captura em excesso

Unidade de Controlo Costeiro apreendeu em Matosinhos mais de duas toneladas de sardinha e biqueirão por captura em excesso. O pescado foi entregue a instituições de solidariedade social.

GNR apreende duas toneladas de sardinha e biqueirão por captura em excesso

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu “nesta segunda-feira, 15 de novembro, 1.687,5 quilos de biqueirão (Engraulis encrasicolus) e 675 quilos de sardinha (Sardina pilchardus)”, em Matosinhos. No âmbito de uma “ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco”, no porto de pesca de Matosinhos, os militares da Guarda Nacional Republicana “fiscalizaram uma embarcação de pesca que ultrapassou o limite diário de capturas permitido por lei de biqueirão e de sardinha”. Foi identificado “um homem de 41 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação”.

LEIA DEPOIS
Amêijoa-japonesa perigosa para consumo apreendida na Trafaria

Pescado em excesso entregue a instituições de Matosinhos

O pescado foi apreendido e, “depois de submetido à verificação higiossanitária”, foi entregue a “várias instituições de solidariedade social”. A GNR relembra que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria”, dentro de uma abordagem de “precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis”, procurando-se “simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Impala Instagram


RELACIONADOS