Matilde está internada nos cuidados intensivos

O caso de Matilde, a bebé especial com Atrofia Muscular Espinhal, tipo I, que precisa de um tratamento de 2 milhões de euros, está a emocionar o país.

Matilde está internada nos cuidados intensivos

Matilde é a bebé que, nos últimos dias, tem emocionado os portugueses com a sua história. Apesar dos seus poucos anos de vida, a bebé tem uma história marcante. Sofre de atrofia muscular espinhal de tipo I para a qual existe um tratamento no valor de 2 milhões de euros, apenas disponível nos Estados Unidos.

Os pais da menina têm mantido os utilizadores atualizados sobre o estado da saúde da filha através da página do Facebook que criaram para esse efeito. Foi através desta rede social que o casal disse que Matilde está atualmente internada nos cuidados intensivos, desde a passada quarta-feira, 26 de junho.

«Os meus papás tiveram que me trazer ao hospital hoje à tarde porque tenho estado a respirar com dificuldade. E vou ter que ficar internada uns dias porque tenho o pulmãozinho tapado e estava com febre. Vou fazer antibiótico e iniciar a ventilação assistida.»

Matilde ainda se encontra nos cuidados intensivos, mas o seu estado de saúde já se encontra estável. «Hoje passei bem a noite, mas de manhã fiquei muito aflita da respiração e estou nos cuidados intensivos. Agora estou estável, mantenho o antibiótico e a máscara de oxigénio para poder recuperar e poder começar o tratamento que me vai dar mais tempo até conseguirmos a cura.»

Cura de Matilde custa 2 milhões de euros

Matilde sofre de atrofia muscular espinhal de tipo I, doença para qual existe uma cura nos Estados Unidos com o valor de 2 milhões de euros. Depois de terem ido ao Você na TV, os pais da menina de dois meses já conseguiram arrecadar cerca de 400 mil euros e comoveram Portugal que se prestou a ajudar a criança a obter o tratamento de que precisa.

O mundo de Carla e do marido, pais da menina, ficou virado do avesso. Depois de uma gravidez não planeada – estava a tomar a pílula -, mas perfeitamente normal, nada fazia prever que aquando do nascimento da bebé, o inesperado acontecesse.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para domingo, 30 de junho
Polícia francesa lança gás pimenta a manifestantes em protesto contra as alterações climáticas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS